SóProvas


ID
2080783
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“Os direitos fundamentais são bens jurídicos em si mesmos considerados, conferidos às pessoas pelo texto constitucional, enquanto as garantias são instrumentos por meio dos quais é assegurado o exercício desses direitos, bem como a devida reparação, em caso de violação.” (Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Direito Constitucional Descomplicado, 7a edição, Rio de Janeiro, Forense, 2011, p. 100). Sobre O assunto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Utilização de gravação de conversa telefônica feita por terceiro com a autorização de um dos interlocutores sem o conhecimento do outro quando há, para essa utilização, excludente da antijuridicidade. Afastada a ilicitude de tal conduta – a de, por legítima defesa, fazer gravar e divulgar conversa telefônica ainda que não haja o conhecimento do terceiro que está praticando crime –, é ela, por via de consequência, lícita e, também consequentemente, essa gravação não pode ser tida como prova ilícita, para invocar-se o art. 5º, LVI, da Constituição com fundamento em que houve violação da intimidade (art. 5º, X, da Carta Magna).[HC 74.678, rel. min. Moreira Alves, j. 10-6-1997, 1ª T, DJ de 15-8-1997.]


    B)  Para os fins da proteção jurídica a que se refere o art. 5º, XI, da CF, o conceito normativo de "casa" revela-se abrangente e, por estender-se a qualquer aposento de habitação coletiva, desde que ocupado (CP, art. 150, § 4º, II), compreende, observada essa específica limitação espacial, os quartos de hotel. [RHC 90.376, rel. min. Celso de Mello, j. 3-4-2007, 2ª T, DJ de 18-5-2007.]

    C) CERTO: Trata-se de um trecho do livro de direitos contitucional de Alexandre de Moraes:
    " Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana, com o direito à honra, intimidade e vida privada utilizar-se em desobediência expressa à autorização judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade da pessoa humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal "

    D)  "Marcha da Maconha". Manifestação legítima, por cidadãos da república, de duas liberdades individuais revestidas de caráter fundamental: o direito de reunião (liberdade-meio) e o direito à livre expressão do pensamento (liberdade-fim).  [ADPF 187, rel. min. Celso de Mello, j. 15-6-2011, P, DJE de 29-5-2014.]

    E) O sigilo de informações necessárias para a preservação da intimidade é relativizado quando se está diante do interesse da sociedade de se conhecer o destino dos recursos públicos. Operações financeiras que envolvam recursos públicos não estão abrangidas pelo sigilo bancário a que alude a Lei Complementar 105/2001, visto que as operações dessa espécie estão submetidas aos princípios da administração pública insculpidos no art. 37 da Constituição Federal. Em tais situações, é prerrogativa constitucional do Tribunal [TCU] o acesso a informações relacionadas a operações financiadas com recursos públicos. [MS 33.340, rel. min. Luiz Fux, j. 26-5-2015, 1ª T, DJE de 3-8-2015.]

    bons estudos

  • Triste...

  • Só troca a ordem das alternativas... Isso não prova conhecimento de ninguém!

  • Nem li a letra C, fui por eliminação.

  •  

    O livro do Alexandre de Moraes é bom. Mas essa letra C, trecho do livro dele, é quase Ininteligível. Também acertei por eliminação.

     

     

  •  

    Parece brincadeira, mas raciocinei assim:

     

    a)      Marcelo D2   queimando até a última ponta   : -)

     

     

    b)     Minha casa, minha vida - meu escritório é na praia

     

     

    c)      Wesley Batista   x  Temer, gravou e se safou

     

     

    d)     Parceria da  PF com a GLOBO: com exclusividade, gera indenização

     

     

    e)      Fernandinho Beira-mar e suas cartas...São as mais lidas

  • Gabarito Letra: C

    Fui por eliminação, mas lendo a alternativa, apesar de estar meio confusa, faz sentido.

  • GABARITO: C

    a: Errado, a gravação clandestina com o conhecimento de 1 dos interlocutores é lícita.

    b: Errado, lugar onde a pessoa exerce suas atividades profissionais também é protegido pela inviolabilidade.

    d: Errado, segundo o STF é inconstitucional qualquer proibição contra a marcha da maconha (legalização das drogas).

    e: NÃO HÁ DIREITO ABSOLUTO. Nem mesmo o direito à vida é absoluto!


  • nenhum direito é absoluto.

  • Boa, Paulo Sérgio... Nem mesmo o direito à vida é absoluto!

  • Se fosse absoluto não tinha ressalva, ora ora!

  • essa da marcha é triste! no meu entendimento vai contra o ordenamento por se tratar, sim, de uma apologia, os deuses, porém, decidem o contrário, aí fica valendo! Gab: C
  • Sobre a letra E)

    A inviolabilidade do sigilo das correspondências, das comunicações telegráficas e de dados são absolutas.

    Nenhum direito é absoluto!

    Bons estudos.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias constitucionais. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

    A questão exige conhecimento acerca dos direitos fundamentais protegidos constitucionalmente. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. Conforme a jurisprudência, “a gravação telefônica é feita por um dos interlocutores do diálogo, sem o consentimento ou a ciência do outro. A escuta e a gravação telefônicas, por não constituírem interceptação telefônica em sentido estrito, não estão sujeitas à Lei 9.296/1996, podendo ser utilizadas, a depender do caso concreto, como prova no processo. EDcl no HC 130.429-CE, DJe 17/5/2010. HC 161.053-SP, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 27/11/2012".

    Alternativa “b": está incorreta. o conceito de “casa" engloba (posicionamento do STF: MS-MC 23.595, DJ de 1º-2-2000, Rel. Min. Celso de Mello): (i) qualquer compartimento habitado (casa, apartamento, a barraca de camping, o trailer); (ii) qualquer aposento ocupado de habitação coletiva (quarto de hotel, motel ou pensão); (iii) qualquer compartimento não aberto ao público onde alguém (pessoa física ou jurídica) exerce uma atividade ou profissão.

    Alternativa “c": está correta. Conforme MORAES (2017), O conteúdo de bens, pertences e documentos pessoais existentes dentro de “casa", cuja proteção constitucional é histórica, se relaciona às relações subjetivas e de trato íntimo da pessoa humana, suas relações familiares e de amizade (intimidade), e também envolve todos os relacionamentos externos da pessoa, inclusive os objetivos, tais como relações sociais e culturais (vida privada). Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento constitucional da Dignidade da Pessoa Humana (CF, art. 1º, III), com o direito à honra, intimidade e vida privada (CF, art. 5º, X) utilizar-se, em desobediência expressa à autorização judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal.

    Alternativa “d": está incorreta. Na ADPF 187, o STF consignou que passeata que defenda a legalização do uso de substâncias entorpecentes (informalmente conhecida como "Marcha da Maconha'') é legítima manifestação de duas liberdades individuais revestidas de caráter fundamental: o direito de reunião (como liberdade-meio) e o direito à livre expressão do pensamento (como liberdade-fim). É, pois, um legítimo "debate que não se confunde com incitação prática de delito nem se identifica com apologia de fato criminoso".

    Alternativa “e": está incorreta. Não há que se falar em direitos fundamentais absolutos. como o direito sigilo de correspondência também não se reveste de caráter absoluto, é factível que haja a violação das correspondências, em hipóteses excepcionais, justificadas por: i) Questões de segurança pública; ii) Utilização da inviolabilidade como escudo para a prática de atividades ilícitas.

    Nesse sentido, na decisão prolatada pelo STF no HC 70.814, restou firmado que o diretor do estabelecimento prisional pode, em ato motivado e que observe o previsto no parágrafo único do art. 41, da Lei nº 7.210/1984 (LEP), interceptar as correspondências do preso, desde que fundamentado em razões de segurança pública, preservação da ordem jurídica ou disciplina prisional.

    Gabarito do professor: letra c.

    Referências:

    MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 33.ed. São Paulo: Atlas, 2017.



  • Acertei por eliminação. Redação difícil de entender.

    Vamos em frente que atrás vem gente.

  • Lucas Taylor, segundo a doutrina, há direitos fundamentais que são absolutos: o direito de não ser torturado e o de não ser escravizado.

  • Marquei a letra C porque foi a unica que não entendi.

    Acho que é isso:

    Se está em contradição com a constituição federal, e está também em desobediência expressa à autorização judicial , OS bens e documentos pessoais apreendidos ilicitamente, por isso que  É AUTORIZADO a ocorrência de indenização por danos materiais e morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal.

  • quando o examinador elaborada a questão chapado...kkkkk

  • Alternativa “a": está incorreta. Conforme a jurisprudência, “a gravação telefônica é feita por um dos interlocutores do diálogo, sem o consentimento ou a ciência do outro. A escuta e a gravação telefônicas, por não constituírem interceptação telefônica em sentido estrito, não estão sujeitas à Lei 9.296/1996, podendo ser utilizadas, a depender do caso concreto, como prova no processo. EDcl no HC 130.429-CE, DJe 17/5/2010. HC 161.053-SP, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 27/11/2012".

    Alternativa “b": está incorreta. o conceito de “casa" engloba (posicionamento do STF: MS-MC 23.595, DJ de 1º-2-2000, Rel. Min. Celso de Mello): (i) qualquer compartimento habitado (casa, apartamento, a barraca de camping, o trailer); (ii) qualquer aposento ocupado de habitação coletiva (quarto de hotel, motel ou pensão); (iii) qualquer compartimento não aberto ao público onde alguém (pessoa física ou jurídica) exerce uma atividade ou profissão.

    Alternativa “c": está correta. Conforme MORAES (2017), O conteúdo de bens, pertences e documentos pessoais existentes dentro de “casa", cuja proteção constitucional é histórica, se relaciona às relações subjetivas e de trato íntimo da pessoa humana, suas relações familiares e de amizade (intimidade), e também envolve todos os relacionamentos externos da pessoa, inclusive os objetivos, tais como relações sociais e culturais (vida privada). Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento constitucional da Dignidade da Pessoa Humana (CF, art. 1º, III), com o direito à honra, intimidade e vida privada (CF, art. 5º, X) utilizar-se, em desobediência expressa à autorização judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal.

    Alternativa “d": está incorreta. Na ADPF 187, o STF consignou que passeata que defenda a legalização do uso de substâncias entorpecentes (informalmente conhecida como "Marcha da Maconha'') é legítima manifestação de duas liberdades individuais revestidas de caráter fundamental: o direito de reunião (como liberdade-meio) e o direito à livre expressão do pensamento (como liberdade-fim). É, pois, um legítimo "debate que não se confunde com incitação prática de delito nem se identifica com apologia de fato criminoso".

    Alternativa “e": está incorreta. Não há que se falar em direitos fundamentais absolutos. como o direito ao sigilo de correspondência também não se reveste de caráter absoluto, é factível que haja a violação das correspondências, em hipóteses excepcionais, justificadas por: i) Questões de segurança pública; ii) Utilização da inviolabilidade como escudo para a prática de atividades ilícitas.

  • Questão que cansa o candidato, mas se ler com calma da pra ir por eliminação.

  • assertiva: B

    Letra da Lei.

  • Gabarito "C" para os não assinantes.

    Bizuu... Cavaleiro de ouro, nível Shaka de Virgem.

    Carta aberta rebaixar-se a qualquer documento. dessa forma poderá ser apreendida.

    Deixa um LIKE se vc gostou.

    Vou ficando por aqui, até a próxima.

  • que questão mal escrita!

  • sinceramente a

    Funcab precisa formular melhor as questões

    inventa demais.

  • nem li

  • Banca péssima. Fraudou o concurso da PMSC e da PCPA. Já deveria ter fechado as portas.

  • QUANDO RESOLVO QUESTÕES DA FUNCAB, SEMPRE FICO NA DUVIDA SE REAAALMENTE FUI ALFABETIZADA. PESSIMOOO!

  • cansativa!!! porém fácil.

    AVANTE!!!

  • Questão péssima!!!