SóProvas


ID
2081497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), assinale a opção correta, acerca da auditoria governamental.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    Ano: 2007 - Banca: CESPE - Órgão: TCU - Cargo: Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental Julgue os seguintes itens, que versam sobre auditoria governamental.

    A INTOSAI é um organismo internacional cujo objetivo é fomentar o intercâmbio de idéias e experiências entre entidades fiscalizadoras superiores quanto ao controle das finanças públicas. Entre os documentos elaborados pela INTOSAI, destacam-se a Declaração de Lima, o código de ética e normas de auditoria. Na Declaração de Lima, só constam o controle prévio e o controle posterior, ao passo que, no Brasil, além desses, há o controle concomitante, por expressa disposição legal.

    A) Certo

     

    Comentário:

     

    [...]

    Outros pontos relevantes encontrados na Declaração de Lima:

    - o controle pode ser prévio ou posterior – não cita o concomitante – sendo que a existência de controle posterior é indispensável;

    - o controle pode ser externo ou interno, ressaltando que ambos devem ter um caráter independente funcional e organizacionalmente, incluindo o aspecto financeiro;

    - o controle pode ser formal ou por resultados, basicamente com a mesma importância, cabendo às EFS estabelecer a importância relativa de cada um no momento e na situação específicos;

    - as competências do controle devem ser definidas na Constituição de cada país, e todas as operações que envolvam recursos públicos devem ser fiscalizadas.

     

    https://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/ClaudenirBrito/toq8_claudenir.pdf

  • C - "As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização superior utiliza para cumprir suas finalidades." Errada. É auditoria de Legalidade.

  • C - "As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização superior utiliza para cumprir suas finalidades." Errada. É auditoria de Legalidade.

  • a) gabarito

    b) f, não tem como impedir, mas ajuda a minimizar;

    c) f, Auditoria de Legalidade, de Regularidade e Operacional, segundo a INTOSAI, são os tipos de auditoria que as EFS utilizam para auxiliar no cumprimento de seus objetivos;

    d) f, não está limitada à independência, mas depende do planejamento e outros fatores;

    e) f, a auditoria não tem por escopo principal a responsabilização ou identificação de fraudes e erros.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Tec Concursos

    a) O controle prévio, também denominado pré-auditoria, e o controle posterior, ou pós-auditoria, constituem etapas de controleSão etapas de controle.

    b) As vantagens do controle prévio, ou pré-auditoria, incluem a possibilidade de impedir que prejuízos ocorram e de gerar pequeno volume de trabalho. Realmente, há a possibilidade de impedir prejuízos, no entanto, gera um excessivo volume de trabalho.

    c) As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização superior utiliza para cumprir suas finalidades. Auditoria de legitimidade é espécie do gênero regularidadeO correto seria: FOCO (FINANCEIRA, OPERACIONAL E CONFORMIDADE)

    d) Para o sucesso de uma auditoria governamental,é suficiente que a entidade de fiscalização não sofra influências externas e que seus membros e diretores sejam independentes da entidade auditada.  É também necessário que o grau necessário de independência esteja devidamente previsto na Constituição

    e) O objetivo específico de uma auditoria governamental consiste em encontrar e responsabilizar civil e penalmente aqueles que incorrerem em desvios. O objetivo deste tipo de auditoria é examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, e apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da administração direta e entidades supervisionadas.

    Resumindo: os objetivos estão relacionados com os tipos de auditoria, isto é, com a regularidade da gestão (CONFORMIDADE), com a eficiência da gestão (OPERCIONAL) e com os resultados (FINANCEIRA)

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca de aspectos gerais da auditoria governamental.

    Considerando as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), vejamos as alternativas:

    A) O controle prévio, também denominado pré-auditoria, e o controle posterior, ou pós-auditoria, constituem etapas de controle.

    Certa. O controle prévio (em inglês pre-audit) é um tipo de revisão de atividades administrativas ou financeiras que é realizada antes da ocorrência do fato; a auditoria (em inglês post-audit) é uma avaliação realizada após a ocorrência do fato. Ambas são consideradas etapas de controle pela ISSAI 1.

    Destaca-se que a tradução dos termos está justificada no documento ISSAI 1.

    B) As vantagens do controle prévio, ou pré-auditoria, incluem a possibilidade de impedir que prejuízos ocorram e de gerar pequeno volume de trabalho.

    Errada. Em que pese o controle prévio auxiliar no impedimento de prejuízos, ele gera uma maior volume de trabalho.

    C) As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização superior utiliza para cumprir suas finalidades.

    Errada. Legitimidade não é considerada um tipo de auditoria. De acordo com as normas, os tipos de auditoria são: financeira, operacional e de conformidade.

    D) Para o sucesso de uma auditoria governamental, é suficiente que a entidade de fiscalização não sofra influências externas e que seus membros e diretores sejam independentes da entidade auditada.

    Errada. É necessário que o grau de independência esteja previsto em Constituição.

    E) O objetivo específico de uma auditoria governamental consiste em encontrar e responsabilizar civil e penalmente aqueles que incorrerem em desvios.

    Errada. A auditoria governamental é a atividade independente e objetiva que, através da aplicação de procedimentos específicos, tem a finalidade de emitir opinião sobre a adequação das contas governamentais, assim como apresentar comentários sobre o desempenho organizacional e o resultado dos programas de governo.


    Gabarito do Professor: Letra A.