-
Letra C.
Comentários:
O Institute of Internal Auditors (IIA), define:
"Auditoria Interna é uma atividade independente, de fornecimento de segurança objetiva e de consultoria que visa acrescentar valor a uma organização e melhorar suas operações. Trazendo para a organização uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliação e melhora da eficácia de seus processos de gerenciamento de risco, controle e governança, ajuda-a a atingir seus objetivos”.
As partes essenciais dessa definição são:
1º-Interna: indica que a atividade é executada dentro da organização, prestando serviços e auxiliando a continuidade das empresas, revisando os processos, procedimentos e propor melhorias e característica básica da Auditoria Interna.
2º-Independente e objetiva: o julgamento do auditor tem valor quando não tem viés, ou seja, sua atuação é imparcial, clara e objetiva que visa agregar valor a organização como um todo e não simplesmente a determinado departamento.
3º-Abordagem sistemática e disciplinada: traduz um plano organizado desenvolvido na organização refletindo conhecimento, normas e princípios de forma disciplinada agregando confiabilidade nos processos.
4º-Ajuda a organização a atingir seus objetivos: incluem foco no aperfeiçoamento das operações e na eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança, fazendo parte da função de monitoração de outros controles.
http://www.portaldeauditoria.com.br/sobreauditoria/CONCEITO-IMPORTANCIA-DA-AUDITORIA-INTERNA.asp
-
A) As normas de atributos se restringem às características dos profissionais que realizam as atividades de auditoria. (fala das características organização também)
B) As regras de conduta do auditor interno limitam-se a três aspectos: discrição, integridade e objetividade.
C) A auditoria interna é uma atividade de avaliação e consultoria, independente e objetiva, desenvolvida para agregar valor e melhorar as operações da organização.
D) Os serviços de avaliação, normalmente, compreendem dois participantes: o auditor interno e o cliente do trabalho. (consultoria)
E) Normas de atributos, de desempenho e de responsabilização correspondem aos tipos de normas a serem seguidas pela auditoria. (implantação)
-
Item A: As normas de atributo NÃO se restringem apenas às características dos profissionais, mas também das organizações. Vimos que as Normas de Atributos (série 1000) tratam das responsabilidades, atitudes e ações da auditoria interna das organizações e dos indivíduos que realizam auditoria interna. INCORRETO
Item B: As regras de conduta devem observar os princípios contidos no Código de ética do IIA, que são: integridade, objetividade, confidencialidade e competência. INCORRETO
Item C: trata de maneira correta o conceito de auditoria interna segundo o IIA: “Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenvolvida para agregar valor e melhorar as operações empresariais. Ela ajuda a organização a atingir seus objetivos, por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança." CORRETO
Item D: Vimos que são TRÊS partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance):
(1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante - o proprietário do processo,
(2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e
(3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.
Item E: são normas de atributos, de desempenho e de implantação. INCORRETO
Gabarito: alternativa C
-
No caso da letra B, os princípios que orientam o trabalho do auditor interno, presentes no Código de Ética das Normas do IIA são: I - O - CO - CO
Integridade
Objetividade
Confidencialidade
Competência
-
a) (ERRADA) As normas de atributos se restringem às características dos profissionais que realizam as atividades de auditoria.
"As Normas de Atributos abordam as características das organizações e das partes que realizam atividades de Auditoria Interna."
(Fonte: <https://iiabrasil.org.br//ippf/normas-de-atributos>).
b) (ERRADA) As regras de conduta do auditor interno limitam-se a três aspectos: discrição, integridade e objetividade.
Regras de conduta: 1 - Integridade. 2 - Objetividade. 3 - Confidencialidade. 4 - Competência.
(Fonte: <https://iiabrasil.org.br//ippf/codigo-de-etica>).
c) (CORRETA) A auditoria interna é uma atividade de avaliação e consultoria, independente e objetiva, desenvolvida para agregar valor e melhorar as operações da organização.
"A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança."
(Fonte: <https://iiabrasil.org.br//ippf/definicao-de-auditoria-interna>).
d) (ERRADA) Os serviços de avaliação, normalmente, compreendem dois participantes: o auditor interno e o cliente do trabalho.
"O chefe executivo de auditoria deve comunicar os resultados do programa de avaliação e melhoria da qualidade à alta administração e ao conselho."
(Fonte: IAA 1312, disponível em <https://iiabrasil.org.br//ippf/normas-de-atributos>).
e) (ERRADA) Normas de atributos, de desempenho e de responsabilização correspondem aos tipos de normas a serem seguidas pela auditoria.
"As Normas compreendem duas categorias principais: Normas de Atributos e Normas de Desempenho."
(Fonte: <https://iiabrasil.org.br//ippf/introducao-as-normas>).
Bons estudos!