-
Nessa questão, é difícil indicar fontes, é muito mais interpretativa do que propriamente acadêmica,
a) Errada. O objetivo principal da função controle não é inibir desvios, mas sim manter os resultados que foi planejado. É claro que a função controle, a vista de um erro, deverá corrigi-lo, mas não é seu objetivo primário.
b) Errada. Podemos dizer que a ênfase na qualidade não está restrita à função planejamento, pois todas as etapas são responsáveis pela qualidade.
c) Errada. Todas as funções (planejamento, organização, direção e controle) atuam nos três níveis institucionais (estratégico, tático e operacional).
d) Errada. A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na organização e, quando dessa definição, devem ser direcionados os esforços à orientação estratégica.
e) Gabarito. Perfeito. Sem comentários.
-
Vantagens do Planejamento (Chiavenato, Administraçao Nos Novos Tempos)
- Foco e flexibilidade;
- Melhoria no coordenação;
- Melhoria no controle (lembrando que o controle acompanha todo as demais fases do processo adm);
- Administração do tempo.
-
R: E
É importante que o planejamento seja entendio como um processo cíclico, contínuo e prático de determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, conferindo-lhe, assim, dinamismo, baseado na multidisciplinariedade, interatividade, em um processo contínuo de tomada de decisão. [...] Como resultado principal em decorrência do planejamento estão os planos. Na ausência de planos, a ação organizacional perderia o sentido e se tornaria aletaória e sem rumo.
.
Fonte: Administração Geral e Pública - Geovanna Carranza
-
Complementando...
Pra quem ficou na dúvida na A, conforme CHIAVENATO:
A palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
1. Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejávei sou de comportamentos não aceitos.
2. Controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou
de funcionamento de um sistema.
3. Controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como planejamento, organização e direção. A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
-
Alguém tem fonte que diz algo relacionado à letra D?
-
Andre o ítem D fala sobre a Função Organização( Estruturada,Divididas e Coordenadas são palavras chaves da função Organização) e não a função Direção , por isso o erro do item..
-
A finalidade do controle como função administrativa NÃO SE RESTRINGE,OU, NÃO SE EXAURA APENAS em inibir desvios comportamentais. É muito mais amplo seu conceito!!!
-
A - ERRADO - A finalidade do controle como função administrativa é inibir desvios comportamentais indesejáveis e não aceitáveis na organização. O OBJETIVO DO CONTROLE É CORRIGIR OS DESVIOS, UMA VEZ COMPARADO O RESULTADO COM O OBJETIVO ORGANIZACIONAL.
B - ERRADO - A ênfase na qualidade é uma abordagem típica da função de planejamento, com foco na eficiência requerida nos planos estabelecidos. É NECESSÁRIO TER QUALIDADE TANTO NO PLANEJAMENTO QUANTO NA ORGANIZAÇÃO, NA DIREÇÃO E NO CONTROLE.
C - ERRADO - Todas as funções administrativas — planejamento, organização, direção e controle — são interpessoais e se correlacionam entre si, e somente a função de planejamento possui segregações conforme o nível institucional, seja estratégico, tático ou operacional. APENAS A FUNÇÃO CONTROLE POSSUI O CARÁTER INTERPESSOAL. DEVIDO A ISSO, ELA É CONSIDERADA A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA QUE AS DEMAIS.
D - ERRADO - A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na ORGANIZAÇÃO e, quando dessa definição, devem ser direcionados os esforços à orientação estratégica.
E - CORRETO - Melhoria no controle e administração do tempo, foco e flexibilidade são benefícios alcançados por meio da elaboração de planos orientados para o alcance de objetivos propostos no planejamento. QUALQUER TIPO DE PROCESSO DE DEFINIÇÃO É FEITO NO PLANEJAMENTO, SEJA DEFINIR O TIPO DE ESTRUTURA, DEFINIR O TIPO DE CONTROLE...
GABARITO ''E''
-
A - A função controle como função RESTRITIVA e COERCITIVA coibe, restringe, inibe certos desvios indesejáveis... Chiavenato. Adm Geral e Pública, pg. 377. Conceito de Controle. Por isso que a letra A está errada. Como função ADMINISTRATIVA é parte do processo administrativo; serve para: estabelecer objetivos ou padrões de desempenho; avaliar ou mensurar o desempenho atual; comparar o desempenho atual com os objetivos propostos; agir corretivamente.
-
REFORÇANDO VLADIMIR CONTROLE
A função controle como função RESTRITIVA e COERCITIVA coibe, restringe, inibe certos desvios indesejáveis.
-
-
(E)
Q722840 Estabelecimento de critérios, mensuração de desempenho, comparação de resultados obtidos com resultados pretendidos e adoção de ações corretivas são fases da função de controle. CORRETO
-
a- estabelecer objetivos e padrões de desempenho e avaliar ou mensurar o desempenho atual e comparar esse desempenho com os objetivos propostos, e não inibir desvios comportamentais
b- ênfase na qualidade é de abordagem de todos os processos administrativos: planejamento, organização, direção e controle
c- nem todas as funções são interpesssoais, a direção é a única que interage com pessoas; há segregações em outros processos administrativos
d- organização
e- CERTO
Fonte: Profª Karen Estefan qconcursos
-
GAB. LETRA E.
A alternativa A está INCORRETA. O controle e avaliação é a função administrativa que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar suas repetições. Ou seja, não há como inibir desvios comportamentais indesejáveis e não aceitáveis na organização, mas repará-los e conhece-los, para evita-los, quando possível.
A alternativa B está INCORRETA. A ênfase na qualidade, no contexto das funções administrativas, deve estar vinculada a todas elas. A qualidade não depende exclusivamente apenas de uma função, mas de todas as atividades e ações da organização.
A alternativa C está INCORRETA. Enquanto que as funções de PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO e CONTROLE são qualificadas de impessoais, a DIREÇÃO é um processo interpessoal que determina relações entre indivíduos. Isso porque a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo é alcançado, através da orientação das operações que devem ser executadas.
A alternativa D está INCORRETA. A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na função de organização. A função organização é o processo de criar uma estrutura organizacional, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Também, é a disposição dos recursos (físicos, financeiros e humanos) refletida na divisão de mão de obra da organização em departamentos específicos e empregos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as tarefas organizacionais diversas.
A alternativa E está CORRETA. O planejamento ocorre nesses três diferentes níveis hierárquicos: planejamento ESTRATÉGICO, planejamento TÁTICO e planejamento OPERACIONAL. O planejamento estratégico é dito global, pois orienta todo o sistema organizacional. Para isso, deve ser desdobrado e detalhado em planos tático, os quais serão detalhados em planos operacionais; logo, é a combinação de todos os planos existentes na organização. O plano é o documento formal em que o planejamento é descrito; logo, é atividade sequencial ao próprio planejamento.
Fonte: Professor Adriel Sá - TEC CONCURSOS
-
Os planos garantem controle do tempo e, por conseguinte, sua economia, uma vez que com um caminho traçado as chances de ocorrerem desvios, ineficiências, são menores. As atividades, nos planos, são distribuídas em períodos de tempos visando alcançar as metas estipuladas para cada etapa. Letra E.
-
é dificíl achar fonte não, é chiavenato ctrl c + ctrl v
-
a) A finalidade do controle como função administrativa é inibir desvios comportamentais indesejáveis e não aceitáveis na organização.Direção
b) A ênfase na qualidade é uma abordagem típica da função de planejamento, com foco na eficiência requerida nos planos estabelecidos. Direção é que fica responsável pela enfase na qualidade nos planos já estabelecidos.
c) Todas as funções administrativas — planejamento, organização, direção e controle — são interpessoais e se correlacionam entre si, e somente a função de planejamento possui segregações conforme o nível institucional, seja estratégico, tático ou operacional.Todas as funções possuem seus planejamentos estratégicos, táticos e operacionais naquilo que é de sua competência.
d) A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na direção e, quando dessa definição, devem ser direcionados os esforços à orientação estratégica.Organização
e) Melhoria no controle e administração do tempo, foco e flexibilidade são benefícios alcançados por meio da elaboração de planos orientados para o alcance de objetivos propostos no planejamento.Correto. Elaboração de planos para o alcance dessas melhorias.
-
Para quem queria a fonte , Chiavenato:
BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO
1- Foco e flexibilidade: o planejamento permite aumentar o foco e flexibilidade. Foco é o ponto de convergência dos esforços e flexibilidade é a maleabilidade e facilidade de se ajustar à medida que o andamento das coisas requeira.
Ø O planejamento é orientado para resultados: cria um senso de direção, dando foco, no sentido de orientar para metas e resultados a serem alcançados
Ø O planejamento é orientado para prioridades: assegura que as coisas mais importantes recebam mais atenção – foco
Ø O planejamento é orientado para vantagens: ajuda a alocar e dispor recursos da melhor maneira possível
Ø O planejamento é orientado para mudanças: ajuda a antecipar os problemas que aparecerão e aproveitar as oportunidades à medida que aparecem.
2- Melhora na coordenação: Cria-se uma hierarquia de objetivos, de modo que os objetivos em níveis mais elevados são apoiados a suportados por objetivos inferiores. Os objetivos hierarquizados criam uma rede integrada de cadeias de meios fins. Os objetivos de nível mais elevado (fins) são interligados aos objetivos de nível mais baixo (meio).
3- Melhoria no controle: O planejamento melhora o controle, que envolve medição e avaliação dos resultados e a tomada de ação corretiva quando necessário. O planejamento ajuda no controle pois ele define os objetivos e identifica as ações especificas por meio das quais eles devem ser perseguidos.
4- Administração do tempo: O planejamento melhora a administração do tempo. Ajuda a compatibilizar o tempo disponível para atender às responsabilidades e também aproveitar as oportunidades que surgem. Permite ao administrador não se perder do caminho e gastar tempo demais com coisas que não estão e não contribuem para o planejamento.
-
OBJETIVOS = PLANEJAMENTO
-
Atenção: são 2 informações erradas na letra C
1) As funções de PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO e CONTROLE são qualificadas de impessoais, e DIREÇÃO é um processo interpessoal que determina relações entre indivíduos. Isso porque a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo é alcançado, através da orientação das operações que devem ser executadas.
2) Todas as funções (planejamento, organização, direção e controle) atuam nos três níveis institucionais (estratégico, tático e operacional).
A alternativa D está INCORRETA.
SOBRE ORGANIZAÇÃO:
A maneira como as atividades de uma organização serão estruturadas, divididas e coordenadas é definida na função de organização. A função organização é o processo de criar uma estrutura organizacional, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Também, é a disposição dos recursos (físicos, financeiros e humanos) refletida na divisão de mão de obra da organização em departamentos específicos e empregos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as tarefas organizacionais diversas.
---------------------------
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: Analista Portuário - Planejamento e Controle
Acerca das funções administrativas, julgue o item a seguir.
Estabelecer responsabilidades pela execução das tarefas, distribuir tarefas entre as várias unidades organizacionais e alocar recursos para o funcionamento da organização caracterizam ações da função organização. (GAB. CORRETO)
-
TODAS...?...SOMENTE...?
-
Em 07/09/2018, às 10:40:51, você respondeu a opção E.Certa!
Em 16/05/2018, às 16:18:54, você respondeu a opção C.Errada!
-
O processo administrativo quando observado de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo sequencial, ou seja, constituem as funções administrativas que são: planejamento, a organização a direção e o controle. Que ao serem aplicadas e visualizadas formam o conjunto para o alcance dos objetivos da empresa e são denominados processos administrativos que derivando do conceito de administração
-
Falou em Objetivos é Planejamento.