SóProvas


ID
2081602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o fato de que o sistema de gestão de pessoas de uma organização é composto por uma série de práticas alinhadas entre si, de modo que algumas proveem insumos a outras, cujos resultados tornam possíveis retroalimentações com vistas ao contínuo aperfeiçoamento do sistema, assinale a opção correta a respeito da interdependência entre os diversos subsistemas de gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO - A CONTRAPRESTAÇÃO FAZ PARTE DAS NECESSIDADES BÁSICAS DO INDIVÍDUO, OU SEJA, A SATISFAÇÃO DA REMUNERAÇÃO NÃO MOTIVA O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, SERVE APENAS PARA QUE NÃO O LEVE À INSATISFAÇÃO. PARA FREDERICK HERZBERG, SÃO FATORES HIGIÊNICOS. PARA MASLOW, SÃO NECESSIDADES DE SEGURANÇA.

     

    B - GABARITO.

     

    C - ERRADO - O PROCESSO DE SELEÇÕES PÚBLICAS SÃO PROBABILÍSTICOS, E NÃO DETERMINANTES.

     

    D - ERRADO - OS CONCEITOS ESTÃO INVERTIDOS. NO DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA, MENSURA-SE O DOMÍNIO DO INDIVÍDUO SOBRE OS CONTEÚDOS DAS TAREFAS. JÁ NO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO, É AVALIADA A CAPACIDADE COGNITIVA E AFETIVA DE UM INDIVÍDUO NO DESEMPENHO DE SUAS TAREFAS.
     

    E - ERRADO - O LEVANTAMENTO DE FALHAS É FEITO NO PROCESSO DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO. É O DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA QUE FAZ AS AVALIAÇÕES DE REAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO. 

     

     

     

     

  • O erro da letra A é que as premiações estão vinculadas não apenas ao atingimento de resultados individuais, mas também da empresa como um todo

  • Questão chata .... Li umas dez vezes..entendi foi nada!hehehe

  • A banca joga 5 conceitos abertos e dane-se. :'(

  • Oremos!

  • Gabarito letra B.

     

    Aposto um X-bacon que aquele "informal" no final da alternativa poderia ser considerado, caso fosse conveniente, como item de incorreção. Mas fazer o quê, né?!!

     

    Victor Vroon - Teoria da Expectância - afirma que o desempenho/motivação está diretamente ligado ao grau de atingimento atribuído pelo indivíduo e o valor que atribui ao resultdo/recompensa. O indicador de Expectativa traduz a avalização feita pelo colaborador de acordo com a escala de sucesso medida no desempenho da tarefa, ou seja, se ele acredita realmente que é capaz de alcançar determinada meta. Nesse sentido, pode-se concluir que a descrição de competências devem ser claras e mensuráveis, com metas e objetivos laborais passíveis de alcance e, consequentemente, satisfação. 

     

    Bom, acho que pode ser isso, né...

  • Comentário Prof. Adriel (adrieldesa@hotmail.com).

     

    A letra A está incorreta. Mas, cuidado: não tente encontrar "chifre na cabeça de cavalo". O erro nada tem a ver com vantagens econômicas influenciando na motivação. Aliás, a questão nem fala em motivação. Primeiro erro evidente está na própria redação: veja que a questão fala em "exemplificam alternativas"; logo mais, diz que esses exemplos "devem" ser associados. Ora, gratificações, bonificações e premiações não são itens obrigatórios de reconhecimento, tampouco itens que influenciam "diretamente" nos resultados.

     

    A letra B está correta. Descritores dos diagnósticos de competências você pode entender como meta. E é claro que, se é meta, precisa ser medida para ser alcançada, ou você consegue alcançar uma meta imensurável?

     

    A letra C está incorreta. A seleção pública tem esse ponto negativo: não é um processo determinante, pois considera, quase sempre, apenas itens objetivos, ou seja, avalia apenas o conhecimento, mas não revela aspectos como habilidades e atitudes

     

    A letra D está incorreta. Penso que o domínio de conteúdo tem mais a ver com competência que necessidade de treinamento. Já a capacidade de desempenhar algo é que determina a necessidade de treinamento. Ou seja, ao meu ver, os conceitos estão invertidos. Ainda bem que temos uma afirmativa mais fácil de ser julgar como correta (letra B), porque a banca pegou pesado nessa comparação!

     

    A letra E está incorreta. Nada a ver! A superação das falhas levantadas serão sinalizadas como superadas, ou não, não na avaliação de reação e aprendizagem, mas na avaliação de resultados. Apenas para relembrar, tomamos como base o modelo de Kirkpatrick: Nível 1 – Reação ou Satisfação, Nível 2 – Aprendizagem, Nível 3 – Mudança de Comportamento e Nível 4 - Resultados.

    GABARITO: letra B.

  • Gente,gabarita as outras ,essa daqui vc vai estar perdendo tempo estudando tanto assim

    de - concursado

    para- concursandos

  • a) Gratificações, bonificações e premiações exemplificam alternativas de reconhecimento que os setores de gestão de pessoas, na tentativa de reforçar o bom desempenho, devem associar diretamente aos resultados das avaliações individuais. (incorreto, pois além de não mandatório que se faça tal associação, também não é mandatório que se faça de forma direta). 

    b) (...) descritores dos diagnósticos de competências (...). (Correto: o lance da B era entender descritores como metas - tenso mas vamos lá)

    c) Resultados de seleções públicas são determinantes no planejamento de ações de capacitação e desenvolvimento porque revelam discrepâncias entre as competências exigidas para o preenchimento dos cargos efetivos e os conhecimentos, as habilidades e as atitudes expressos pelos candidatos quando da realização das provas pertinentes. (Incorreto: seremos nomeados -amém! - em função dos nossos conhecimentos. Na seleção para o serviço público uma limitação que se tem é a dificuldade de avaliação das habilidade e atitudes). 

    d) Diagnósticos de competências: se mensura o domínio do indivíduo sobre os conteúdos de suas tarefas (saber fazer, necessidade de capacitação). Levantamento de necessidades de treinamento: se avalia a capacidade cognitiva e afetiva de um indivíduo no desempenho de suas tarefas. (incorreto: na questão inverteu os propósitos). 

    "Finalmente, há que se considerar que a ANT [Avaliação da Necessidade de Treinamento] não pode ser mapeada sem considerar que as competências compreendem conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, não só as necessidades de capacitação precisam ser pensadas em níveis (individual, de grupo, organizacional e da sociedade), mas também é preciso levar em conta os processos de desenvolvimento de habilidades físicas/psicomotoras, cognitivas e afetivas, as quais estão inseridas em um contexto social amplo no qual devem ser consideradas dimensões econômicas, legais, tecnológicas, políticas, ambientais, educacionais e de saúde e segurança." (Revista Scielo)

     e) Os resultados das avaliações de reação e de aprendizagem das ações de capacitação e desenvolvimento constituem evidências de superação das falhas reveladas nos processos precedentes de diagnóstico de competências individuais. (incorreto, não se pode tomar como evidência de superação os resultados dessas duas fases. Identificar se superou, ou não, as falhas apenas com o ciclo de análise completo). ​

  • Sobre a letra D:

    Diagnósticos de competências não substituem as práticas de levantamento de necessidades de treinamento, pois, enquanto com aqueles se avalia a capacidade cognitiva e afetiva de um indivíduo no desempenho de suas tarefas, com estas se mensura o domínio do indivíduo sobre os conteúdos dessas tarefas.

    AMBOS OS SUBLINHADOS REFEREM-SE A DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS e PODEM SER UTILIZADOS NO LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

    http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/descritor-de-competencia-ou-habilidade

  • A letra C está incorreta. A seleção pública tem esse ponto negativo: não é um processo determinante, pois considera, quase sempre, apenas itens objetivos, ou seja, avalia apenas o conhecimento, mas não revela aspectos como habilidades e atitudes