Empolamento: Aparecimento de bolhas ou bolsas de água no seio da pintura. Ocorrem quando a permeabilidade ao vapor de água do revestimento é baixo e existe água em excesso no interior da parede. É um fenómeno mais recorrente em tintas de membrana elástica.
Bolor: fungo que pode crescer nas paredes. Ele é caracterizado por manchas que podem se espalhar rapidamente se não forem tratadas.Em geral, esses fungos crescem apenas pelas condições do ambiente. Outras vezes, eles podem ser resultado de vazamentos do encanamento no interior ou no exterior da casa. A tubulação de ar condicionado, por exemplo, pode gerar excesso de umidade no interior das paredes quando não é isolada adequadamente.
BOLOR: A umidade, a temperatura e o pH da superfície são fatores decisivos para o aparecimento, manutenção e aumento em extensão do bolor. Fungos que crescem por trás das paredes, provocando manchas enverdeadas ou escuras.
VESÍCULA: Constitui-se do empolamento nas cores branca, preta ou vermelha acastanhada que acontecem nas pinturas. Sua principal causa é a hidratação tardia do óxido de magnésio da cal. Para a reparação é necessário que remova completamente a camada de reboco contaminada.
EMPOLAMENTO: Aparecimento de bolhas ou bolsas de água no seio da pintura. Ocorrem quando a permeabilidade ao vapor de água do revestimento é baixo e existe água em excesso no interior da parede. É um fenómeno mais recorrente em tintas de membrana elástica.
FISSURA: é uma abertura fina, alongada e superficial, que geralmente atinge a pintura e o revestimento.