SóProvas


ID
2087998
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre impactos ambientais em três grandes domínios morfoclimáticos brasileiros:

I- Possui uma formação vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior número de espécies ameaçadas do Brasil devido, dentre outros, à exploração madeireira, às monoculturas de exportação e à expansão urbana. Devido ao intenso desmatamento de suas encostas, são intensos os processos erosivos e frequentes os deslizamentos de terra nesse domínio morfoclimático.

II- Nas bordas desse domínio, caracterizado pelo relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma área cujas atividades econômicas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricultura e pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificação dos processos erosivos.

III- Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua área original já estão desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido.

As afirmativas acima referem-se, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos

Alternativas
Comentários
  • Mares de morro - Amazônico - Cerrado

  • I-Do ponto de vista da população, os Mares de Morro correspondem ao domínio morfoclimático brasileiro mais ocupado territorialmente, sendo, ao mesmo tempo, o espaço que sofreu mais gravemente os efeitos da ação humana, com a maior parte de suas áreas naturais devastada para atividades agropecuárias e para a construção de áreas urbanas. Tal fator, somado à suscetibilidade do solo aos processos erosivos, contribui para a presença de uma grande quantidade de erosões e voçorocas na região.

     

    II-A grande questão atual da floresta amazônica – e, por extensão, do domínio morfoclimático da Amazônia – faz-se com relação à ocupação humana em suas áreas. Atividades agropecuárias extensivas e a mineração ameaçam boa parte de sua formação, colocando em risco a existência da própria floresta, que hoje conta com 83% de sua área original.

     

    III-Em vista desses aspectos fisiográficos, o cerrado atraiu muita atenção para a agricultura, o que lhe tornou uma região de grande produção de grãos como a soja e agropastoril, com a ótima adaptação dos gados zebu, nelore e ibagé. Em virtude disso, o solo nativo foi retirado e alterado por outra vegetação, condizendo a uma maior facilidade aos processos erosivos, devido à falta de cobertura vegetal, seja ela gramínea ou herbácea. Nesse sentido, faz-se muito pouco pela preservação e conservação das matas nativas – a não ser nas áreas demarcadas como reservas bio-ecológicas. Outra exploração ativa é a mineral, como o ouro e o diamante, donde decorre uma grande devastação à natureza.

     

    RESPOSTA LETRA C

     

  • Mares de morros -> Por possuirem muitos picos(morros) o processo de erosão é intenso;

    Amazônico -> Possui o Arco do desmatamento, também conhecido como Arco da violência, ou Arco da devastação;

    Cerrado -> Produção de Soja.

     

    @papirobizurado

  • Sempre que falar sobre, "arco do desmatamento", é relacionado com a amazônia.

  • Sempre que falar em soja lembrar do Cerrado! Gab: C

  • So para lembrar existe dois hotspots brasileiros o cerrado e mata atlântica, então, se esse termo aparecer na prova é so lembrar deles

  • Bom lembrar que a Mata Atlântica, possui cerca de 7% do território original.

  • Vale lembrar que o domínio morfoclimático é classificado como mares de morros, pelo professor Aziz Ab'Saber. Já o bioma é classificado como Mata atlântica.

    Estamos falando em ambas as classificações do mesmo local!!!