SóProvas


ID
2089159
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
Por que você ainda se lembra das coisas embaraçosas que fez na infância (e se sente péssimo)?
Acredite, isso serve para que você não faça coisas bizarras novamente
Você está andando na rua e, de repente, lembrase de algo bizarro que aconteceu quando você tinha 13 anos! Fique tranquilo, esses flashbacks são extremamente normais e têm até nome: “memória involuntária”. A psicóloga Jennifer Wild, do Centro de Oxford para Transtornos de Ansiedade e Trauma, disse ao BuzzFeed que esse tipo de comportamento é extremamente comum. “Depois de um trauma ou um evento embaraçoso, a maioria das pessoas tem essas lembranças”.
Já ouviu o termo memória seletiva? Segundo o professor Chris Brewin, do Instituto de Neurociência Cognitiva da UCL, nossos cérebros retêm as informações sobre eventos traumáticos e todos os sentimentos associados a isso. É uma espécie de sistema de punição e recompensa. “Seu cérebro lembra-se de experiências importantes – de perigo ou humilhação – para impedi-lo de fazer a mesma coisa novamente”, diz Brewin.
Você aprende associando experiências com os resultados. Esta é a psicologia clássica. Ivan Pavlov, famoso psicólogo russo, costumava tocar um sino antes de alimentar seus cães. Eventualmente, os cães começaram a salivar na expectativa de alimentos apenas ao ouvir o som do sino.
A mesma coisa acontece com memórias traumáticas ou socialmente embaraçosas. Seu cérebro traz de volta sensações desagradáveis – medo e/ou vergonha – quando ele se encontra em uma situação semelhante à do evento original. “Nessas situações, ficamos cheios de adrenalina e isso aumenta a nossa consciência”, diz Wild.
É comum que essas memórias involuntárias ocorram alguns dias após o ocorrido, mas essas lembranças podem te acompanhar por um bom tempo.
Para a maioria das pessoas, as memórias involuntárias são apenas mais um modo de se sentir envergonhado e constrangido. Mas essas memórias também podem resultar em doenças cognitivas mais  graves, como depressão e fobia social. Segundo Wild, se você não se sente à vontade para sair de casa após uma dessas lembranças, procure um especialista. 

Retirado e adaptado de: <http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2015/04/por-que-voce-ainda-lembra-das-coisas-embaracosas-que-fez-na-infancia-e-se-sente-pessimo.html>.

Em “Eventualmente, os cães começaram a salivar na expectativa de alimentos apenas ao ouvir o som do sino [...]”, as palavras em destaque pertencem, respectivamente, às seguintes classes gramaticais:

Alternativas
Comentários
  • Eventualmente- advérbio de tempo

    Alimentos- substantivo

    Apenas- advérbio de exclusão.

  • Advérbio:

     Palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo

    Tempo: Ela chegou tarde.

    LugarEle mora aqui.

    Modo: Eles agiram mal.

    Negação: Ela não saiu de casa.

    Dúvida: Talvez ele volte.

    Substantivo:

    Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. É a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres, objetos...

  • Eventualmente - Advérbio

    Dica: Na língua portuguesa a maioria das palavras terminadas com o sufixo - mente, geralmente nos dá ideia de advérbio.

     

    Alimento - substantivo

     

    Apenas - Advérbio com ideia de exclusão

  • Só nesse filtro já respondi essa questão umas três vezes.
    Embora seja um erro de sistema, podemos retirar algo bom disso: fixamos o assunto da questão cada vez mais.

  • a) advérbio, substantivo e advérbio. 

  • a)advérbio, substantivo e advérbio. 

    Adverbio é uma palavra que descreve um verbo, adjetivo ou outro adverbio (e.g.: ele anda muito rapido). Adverbio nao é flexionado, enquanto que adjetivo sim por modificar substantivo

  • Eventualmente, ou seja, de forma eventual = advérbio;

    Alimentos = substantivo;

    Apenas (Somente) = advérbio.

  • GAb: A

    DICA: LEMBRE-SE QUE O ADVERBIO É UMA PALAVRA INVARIÁVEL (não tem singular/plural nem masculino/feminino).

    Essa característica ajuda você a diferenciá-lo de certos adjetivos que podem ser facilmente confundidos com advérbios.

    veja, por exemplo, a frase: O rapaz trabalhava preocupado. a palavra em destaque: adjetivo ou adverbio?

    Substitua rapaz por rapazes, logo preocupado vai para o plural, portanto não pode ser advérbio, uma vez que advérbio não tem plural.

  • Não é um erro do sistema Cleison, as questões são de provas diferentes; observe que no campo "Prova:" está determinado para qual cargo a questão questão foi usada.

    Como você disse: "fixamos o assunto da questão cada vez mais". Reitero que isso é de fundamental importância para se adaptar ao estilo da banca.

  • Eventualmente - Advérbio - palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo ( dormir pouco), um adjetivo ( muito bom ), um outro advérbio ( deveras astuciosamente ), uma frase ( felizmente ele chegou ), exprimindo circunstância de tempo, modo, lugar, qualidade, causa, intensidade, oposição, afirmação, negação, dúvida, aprovação etc.

  • Venho agradecer ao Rafael Candido pela dica que vale muito em caso de dúvidas como a que eu estava na palavra "apenas"(não consigo passa-la para o singular)

    DICA: LEMBRE-SE QUE O ADVERBIO É UMA PALAVRA INVARIÁVEL (não tem singular/plural nem masculino/feminino).

    Eu acertei a questão mais não tinha certeza do que era realmente a palavra APENAS, obrigado e bons estudos a todos.

     

  • Advérbio de exclusão: salvo, senão, somente, só, unicamente, apenas,…

  • É aquela questão que não deixa a gente zerar kk

  • Tão fácil que deu até medo de marcar

  • Então vamos lá, advérbio pode modificar SUBSTANTIVO?

  • GABARITO: LETRA A

    Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

    Exclusão: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente.Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • GAB A

    ADVÉRBIOS DE MODO GERALMENTE TERMINAM EM ---------MENTE

  • Boa @Rafael Cândido