SóProvas


ID
2089660
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro do serviço de urgência está organizando o setor para a implementação do acolhimento com classificação de risco. Para isso, é necessário observar algumas orientações. Em relação a essas orientações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários.

    A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    O Acolhimento com Classificação de Risco é um instrumento de humanização ao atendimento, que visa estabelecer mudanças na forma de atendimento dos usuários, sendo capaz de acolher o cidadão e garantir a ele um melhor acesso aos serviços de urgência e emergência. Para que isso seja possível é necessário que o profissional ofereça uma escuta qualificada aos usuários, sendo capaz de classificar, mediante protocolo, as queixas destes pacientes, afim de encaminha-los a um atendimento ideal de acordo com as necessidades de suas demandas.

  • A Avaliação com Classificação de Risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a óptica de protocolo pré-estabelecido, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

    No acolhimento, todos os profissionais devem e podem participar, porém a atividade de classificação de risco, uma das etapas do processo de acolher, deve ser realizada por profissional de saúde de nível superior capacitado.

  • Letra D - Correta: Recomenda-se que o protocolo tenha, no mínimo, quatro níveis de classificação de risco.

     

    Corrigindo as outras alternativas fica:

    Letra A: Recomenda-se identificar a classificação na ficha de atendimento, e não diretamente no usuário (pulseira, por exemplo), uma vez que a classificação não é permanente e pode mudar em função de alterações do estado clínico e de reavaliações sistemáticas; 

    Letra B: A finalidade da classificação de risco é a definição da ordem do atendimento em função do potencial de gravidade ou de agravamento da queixa apresentada

    Letra C: A classificação de risco é atividade realizada por profissional de enfermagem de nível superior, preferencialmente com experiência em serviço de urgência, e após capacitação específica para a atividade proposta.

    Letra E: Recomenda-se o uso preferencial de cores, e não de números, para a classificação de risco (exemplo no caso de quatro níveis de classificação, do mais grave ao menos grave: vermelho, amarelo, verde, azul)

     

    Conferir em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência