-
1 - Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno. Um exemplo bastante visto como um tabu nas organizações é o namoro entre colegas de trabalho, que muitas vezes é proibido.
2- Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.
3- socializacao:
O processo de socialização organizacional busca inserir, adaptar e manter o novo colaborador na cultura da organização, bem como o tornar um membro da mesma. É neste processo também que o colaborador deverá incorporar todas as representações e informações que o orientarão sobre a cultura da empresa (BANOV, 2011).
as organizações propõem estratégias diferentes para socializar os novos colaboradores, e estas estratégias padronizam distintamente experiências de aprendizagem destes colaboradores em um novo papel organizacional específico (VAN MAANEN, 1996).
4- Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.
-
Questão muito mal elaborada, por eliminação facilmente chega-se a "menos errada", no caso a letra A.
Mas normas não são regras informais, embora a questão acrescente o conectivo "OU" a alternativa permanece incorreta. Assim, a questão deveria ser anulada.
-
regras informais ou nao escritas = normas? estranho...
-
Era só começar de baixo pra cima!
Sabendo que Socialização é a última já matava (É o único Processo dentre as alternativas). Aliás, fica como dica, os examinadores formulam as questões de cima pra baixo...e muitas vezes, involuntariamente, facilitam a resolução daqueles que resolvem as questões em sentido contrário: de baixo para cima.
-
Normas informal? Desde quando? Por isso que a gente nunca aprende administração, pois cada um quer dizer uma coisa.
-
Também fiquei indignado com a norma como sendo algo informal, mas como estamos aprendendo busquei no google algo que validasse a afirmação da banca, vejam abaixo:
4.As normas podem ser INFORMAIS, ou FORMAIS. as INFORMAIS são as que ainda não foram escritas. São as normas CONSUETUDINÁRIAS, produzidas pelos costumes. São de dois tipos: FOLKWAYS \u2013 as que se aplicam a situações mais simples e implicam em SANÇÕES mais brandas. Exemplo: as regras de etiqueta. os MORES \u2013 as que se aplicam a situações mais graves baseadas em doutrinas do bem-estar social, muitas vezes relacionadas com tabus e religião (coisas sagradas), consideradas importantes para o funcionamento da sociedade, motivo porque a sua violação implica em sanções mais graves. Exemplo: o atentado ao pudor. as FORMAIS \u2013 aquelas que já estão bem elaboradas e escritas e que constam dos nossos códigos (como o Código Civil). São as LEIS, geralmente desenvolvidas por algum corpo legislativo, ou alguém, que exerce a sua função, com autoridade para legislar.
https://www.passeidireto.com/arquivo/1761048/7-as-normas-sociais
-
Normas..Regras informais, não escritas, ou diretrizes que prescrevem o comportamento adequado em determinadas situações. WHAT? E o código de ética de uma organização é o que mesmo...descordo totalmente.
Normas- toda organização tem suas normas e manuais de conduta e de procedimentos,que delimitam o campo de atuação de seus membros e indicam quais são as ações esperadas de cada agente dentro da organização.
Exemplo:Os manuais ,os códigos de conduta de ética
=RODRIGO RENNÓ.
-
Gabarito A
Aspectos formais e abertos:
o Estrutura organizacional;
o Títulos e descrições de cargos;
o Objetivos e estratégias;
o Tecnologia e práticas operacionais;
o POLÍTICAS E DIRETRIZES de pessoal;
o Métodos e procedimentos;
o Medidas de produtividade física e financeira.
Aspectos informais e ocultos:
o Padrões de influenciação e de poder;
o Percepções e atitudes das pessoas;
o Sentimentos e NORMAS GRUPAIS;
o Crenças, valores e expectativas;
o Padrões de integração informais;
o Relações afetivas.