-
GABARITO B.
Motivação. = Motivação é o processo (intrínseco) que move alguém em direção a algo.
Existem várias teorias para explicar a motivação. Vou me ater àquelas mais frequentes em prova:
a. Teoria de Maslow = Afirma que o ser humano possui diferentes necessidades, em diferentes categorias que formam uma pirâmide com as necessidades mais básicas na base e as mais avançadas no topo. As necessidades de um nível acima só são sentidas quando o indivíduo possui todas as necessidades dos níveis inferiores totalmente satisfeitas. Além disso, necessidades não satisfeitas é que motivam o comportamento.
As necessidades humanas são, da base para o topo: fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autorrealização.
c. Teoria X e Y de McGregoR = São teorias que explicam a motivação de dois tipos de funcionários e o comportamento adequado do líder em cada caso.
Para a Teoria X os funcionários não gostam de trabalhar e, por isso, é preciso pressioná-los e controlá-los. A Teoria Y, por sua vez, afirma que os funcionários acham o trabalho algo natural como o descanso ou a diversão, por isso é melhor deixá-los fazer seu trabalho de maneira mais natural, sem controle rígido.
A Teoria X é mais apropriada para trabalhos rotineiros e a Teoria Y para trabalhos dinâmicos e desafiantes.
d. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
Afirma que satisfação não é oposto de insatisfação, havendo fatores responsáveis pela satisfação (fatores motivacionais – ligados ao trabalho em si), desde que fatores que evitam a insatisfação (higiênicos – do ambiente de trabalho) estejam presentes em nível suficiente.
e. Teoria das Necessidades de McClelland
Para esta teoria existem três necessidades adquiridas pelas pessoas que motivam seu comportamento: necessidade de realização (nAch), necessidade de poder (nPow) e necessidade de afiliação (nAff). Bons gerentes geralmente possuem baixa necessidade de afiliação e elevada necessidade de poder.
CARLOS XAVIER - ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Complementando: A teoria da expectância é do Vroom (1964) e leva em consideração valência, instrumentalidade e expectativa.
-
Gab. B
1ª opção - Falsa. De acordo com Maslow, as pessoas estão em um processo de desenvolvimento contínuo, pois tendem a evoluir ao longo das necessidades (fisiológicas, segurança, sociais, auto estima, auto realização), procurando satisfazer uma após a outra seguidamente, de forma constante, em busca da auto realização.
2ª opção - Verdadeira. BIZU* - MCclleand canta o RAP (Realização, Afiliação, Poder)
3ª opção - Falsa. Comentário da colega Luciele Costa.
4ª opção - Verdadeira. Teoria X e Y de McGregor. BIZU* - Teoria X = peXimista e Teoria Y = otYmista
*Bizu do professor do QC, Fábio Arruda.
-
Em relação às teorias motivacionais, julguemos as afirmativas apresentas.
(F) Maslow considera que a motivação tem um sentido progressivo e rejeita a tese de que o ser humano seja propenso ao autodesenvolvimento e ao crescimento pessoal.
A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.
Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:
Necessidades primárias:
- Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
(V) Para McClelland, existem três tipos de necessidades, que não são hierárquicas, se interrelacionam e variam em intensidade: a necessidade de realização, a de poder e a de afiliação.
(F) Herzberg afirma, na teoria da expectância, que as pessoas decidem sobre suas ações de modo instrumental e que as escolhas são resultantes da instrumentalidade e da expectância.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
- Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
(V) McGregor formulou as teorias X e Y. De acordo com a teoria X, o homem não é motivado para o trabalho e precisa ser controlado e punido para realizá-lo.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.