-
(Gabarito D). 3.4. Administração Pública gerencial
O mundo mudou, a sociedade mudou e as pessoas mudaram, assim como a economia das nações apresentou grandes mudanças e tecnologias inusitadas surgiram. A competitividade das nações, a eficiência na administração e a busca por resultados se tornaram palavras de ordem. O Estado político estava em crise e procurava redefinir seu papel. Era necessário que a Administração Pública também mudasse para dar conta de atender às exigências da nova ordem mundial, e à expansão das funções econômicas e sociais do Estado.
Atenção → A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na Administração Pública (regra geral, oriundas da iniciativa privada).
A principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).
A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
-
LETRA D
Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:
a) É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados; (DEMOCRÁTICA)
b) Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;
c) Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;
d) Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
-
Amplamente, a Administração Pública gerencial está baseada em uma concepção de Estado e de sociedade democrática e plural, enquanto que a Administração Pública burocrática tem um vezo centralizador e autoritário, sendo, ainda, mais permeável aos resquícios da administração patrimonialista. (Sérgio Jund)
-
Obs.: acredito que não seja assunto de direito administrativo e sim de Administração Geral e Pública..
-
Gabarito D
Que o Estado é democrático eu sei... :D
-
Será que é só eu que acho essa banca muito estranha?
-
Pelo que percebo dessa banca, quem errar mais de duas questões está fora do páreo.