SóProvas


ID
2092825
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Apesar de a organização funcional ter sido tentada em larga escala pelos defensores da Administração Científica, ela tem fracassado em muitas situações, trazendo problemas de coordenação e controle. Mesmo assim, a organização funcional deve ser restrita aos seguintes casos:
I. Quando a organização, por ser pequena, tem uma equipe de especialistas bem entrosada, reportando-se a um dirigente eficaz e orientada para objetivos comuns muito bem definidos e colocados.
II. Quando, em determinadas circunstâncias e tão somente, a organização delega, durante um certo período, autoridade funcional a algum órgão especializado sobre os demais órgãos, a fim de implantar alguma rotina ou procedimento ou a fim de avaliar e controlar alguma atividade.
III. Quando há a necessidade de separação entre órgãos operacionais e órgãos de apoio e suporte para distribuir responsabilidades e, por consequência, gastos adicionais com pesquisa para solução de problemas são autorizados.
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    Questão difícil, é preciso sair do conceitual e entender como funciona na prática para chegar ao gabarito. Vou tentar explicar, dentro das minhas limitações, dando exemplos, pois assim é melhor para assimilar.

     

    a) Correto. Imagine uma empresa pequena que fabrique portas do tipo "antiga", desenvolvida para casas com arquitetura do século XIX e casas do estilo colonial. Nessa empresa há profissionais extremamente técnicos, todos sabem o que fazer, quando fazer e como fazer, desde o vendedor, o marceneiro, o pessoal da cobrança... O tipo de estrutura ideal para esse tipo de organização é a estrutura funcional.

     

    b) Correto. Pensem o seguinte, o Detran resolve que delegará a função de expedição de carteiras de identidade para um outro órgão, especialista nessa atividade. Nesse caso haverá um orgão com função de expedição e terá seus colaboradores com habilidades específicas para a finalidade, ou seja, uma estrutura funcional.

     

    c) Errado. A redação dada nessa assertiva é ruim, o que poderia gerar muito recurso. Mas entendi da seguinte forma, quando diz que vai separar órgãos operacionais e órgãos de apoio, e haverá gastos com pesquisa, está indiretamente indicando uma futura estrutura matricial.

     

     

  • Apenas completando:

    Vantagens da funcional:

    * Agrupar especialístas sob a mesma chefia.

    * Max. Habilidades técnicas.

    * Econômia de escala. ( acho que essa caracteristica tornou a afirmativa errada).

    . abs!

     

  • Achei a questão muito mal elaborada e difícil interpretação. Mas me lembrei que o grande Mestre Chiavenato fez uma lista em qual caso se deve aplicar uma organização funcional:

     

    1) Na empresa pequena e que não requer executivos especializados em tarefas técnicas. (Item I)

    2) Nos estágios iniciais, após a criação da empresa

    3) Quando as tarefas da organização são padronizadas, rotineiras e com raras modificações, permitindo concentração nas atividades repetitivas, já que a estrutura é estável e permanente. (Acho que forçando a barra dá para colocar o item II)

    4) Quando a rapidez na execução do trabalho é mais importante do que a qualidade.

    5) Quando a organização investe em consultoria externa ou obtém serviços externos em vez de criar órgãos internos de assessoria.

     

    Gabarito: A

  • O termo "restrito" forçou um pouco a barra... 

  • A Abordagem Clássica engloba Administração Científica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol)... Ou seja, requer conhecimento das duas teorias. A Supervisão funcional se caracteriza por diversos chefes (Augusto Cury os chama de "Super Chefes) de acordo com suas especialidades para vários subordinados (autoridade Funcional) - A Teoria Clássica traz a Organização Linha-Staff... Então a (I) é um tipo de Organização Funcional (verdadeira). e a II pq fala da autoridade Funcional...já a III por se referir à ideia de Linha-Staff já deixa de ser Organização Funcional... A Organização (puramente) Funcional é Taylor (ADC) - a Separação da Linha Staff é (Fayol Teoria Clássica). Letra (A) correta.

  • REFORÇANDO

    A Organização (puramente) Funcional é Taylor (ADC) - a Separação da Linha Staff é (Fayol Teoria Clássica).

  • A organização funcional deve ser restrita aos seguintes
    casos:
    a. Quando a organização, por ser pequena, tem
    uma equipe de especialistas bem entrosada,
    reportando-se a um dirigente eficaz e orientada
    para objetivos comuns muito bem definidos
    e colocados.
    b. Quando, em determinadas circunstâncias e
    tão-somente, a organização delega, durante
    um certo período, autoridade funcional a algum
    órgão especializado sobre os demais órgãos,
    a fim de implantar alguma rotina ou
    procedimento ou a fim de avaliar e controlar
    alguma atividade.

     

    Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO

  • Quadrix precisa balancear melhor suas questões pra nível médio!

  • A questão em análise nos questiona sobre a estrutura organizacional funcional.

    Essa estrutura tem por objetivo organizar as atividades de uma empresa por funções principais ou por uma divisão do trabalho interno por especialidade. As áreas de uma empresa são agrupadas de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística.

    As estruturas funcionais têm por vantagem a especialização das ações executadas. Além disso, ela é caracterizada pela presença de gerentes funcionais, especialistas na área de atuação. Ademais, nas estruturas funcionais não existe a perda de autoridade, uma vez que os empregados especialistas estão subordinados aos gerentes e estes a um diretor.

    Por fim, cabe ressaltar que esse tipo de estrutura trás problemas de coordenação e de controle, tendo em vista a existência de vários gerentes com as linhas divididas de autoridade. Portanto, recomenda-se sua aplicação apenas em empresas de pequeno porte ou em determinadas circunstâncias especiais, como s delegação de autoridade funcional de forma temporária.

    Em face do exposto, podemos afirmar que estão corretos apenas os itens I e II. O item III está errado porque a redistribuição de responsabilidades não necessariamente impacta na existência de uma estrutura funcional.


    Gabarito do Professor: Letra A.