SóProvas


ID
2093743
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Você necessita realizar a seleção de respiradores contra o Mycobacterium tuberculosis em um hospital. Nesse contexto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Existe recomendação de uso de máscara especial no isolamento de tuberculose? Sim. Durante os cuidados no isolamento de tuberculose, devemos utilizar a máscara especial N95. Esta máscara é de uso individual e descartável, porém pode ser utilizada por até cinco dias desde que esteja seca e limpa. Cada profissional deverá identificar a sua máscara com o nome e a data do inicio do uso e após utilizá-la, ao sair do isolamento, deverá embalar a máscara em um saco plástico transparente e acondicioná-la em uma caixa plástica, que deverá ser colocada em uma mesa de apoio próxima a porta do isolamento.

  • a) a desvantagem do respirador N95 é que ele exige limpeza e manutenção com um peso relativamente alto.

    ERRADO.

    Não exige limpeza e manutenção. É descartável.

     

    b) máscaras cirúrgicas são respiradores que proporcionam proteção adequada a indivíduos expostos ao Mycobacterium tuberculosis.

    ERRADO.

    Máscaras cirúrgicas NÃÃÃÃOOO.... Deve usar máscaras N95.

     

    c) respiradores descartáveis como o N95 não podem ser empregados no transporte de pessoas com o Mycobacterium tuberculosis.

    ERRADO.

    .... PODEM ser empregados .....

     

    d) respiradores PFF2 podem ser empregados nos quartos de isolamento.

    CERTO.

    PFF2 é uma categoria dos respiradores N95.

     

    e) a desvantagem do respirador N95 é que ele possui um peso relativamente alto, porém não exige limpeza e manutenção.

    ERRADO.

    Nãããooo.... O respirador N95 é leve

  • Para proteção contra agentes biológicos na forma de aerossóis, geralmente são utilizadas as PFF2 ou EPR com filtros P2 e, em casos especiais, as PFF3 ou EPR com filtros P3. As PFF1 não são recomendadas para uso contra agentes biológicos. Existem PFF2 e PFF3 resistentes à projeção de fluidos corpóreos.

    A máscara conhecida como N95 refere-se a uma classificação de filtro para aerossóis adotada nos EUA e equivale, no Brasil, à PFF2 ou ao EPR do tipo peça semifacial com filtro P2.

    Ver Anexo F – Quadro comparativo das diferentes máscaras utilizáveis pelos Trabalhadores de Saúde página 88 na

    Cartilha Proteção Respiratória da ANVISA.