SóProvas


ID
2094454
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

    

Não são só ladrões os que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões, que mais própria ou dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos..." Ditosa a Grécia, que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul, um ditador por ter roubado uma província! E quantos ladrões teriam enforcado estes mesmos ladrões triunfantes? De um chamado Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinar: Non cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo, para roubar ele só.

VIEIRA, Antônio. Sermões. In: MOTTA, Dantas. Primeira epistola de Jm. Jzé. da Sva. Xer. - o Tiradentes - aos ladrões ricos. Rio: Civilização Brasileira, 1967, p. s/n°

Evidencia-se o contraste semântico observado no primeiro período do texto inserindo-se, entre a forma verbal “são" e o demonstrativo “aqueles” (vide: “são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões”), a seguinte palavra ou expressão:

Alternativas
Comentários
  • O contraste semântico observado no primeiro período do texto:

    "Não são só ladrões os que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões, que mais própria ou dignamente merecem este título, (SOBRETUDO -principalmente) são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões"  

    O comentário do Dimas, na questão anterior, ajudou-me a resolver esta.

    Gab. c)

  • TAMBÉM - INCLUSÃO(ADIÇÃO)

    ADEMAIS - INCLUSÃO(ADIÇÃO)

    NÃO MENOS - INCLUSÃO(ADIÇÃO)

    INCLUSIVE - INCLUSÃO(ADIÇÃO)

    PESQUISEI E VI APENAS "SOBRETUDO" COMO IDÉIA DE PRIORIDADE E RELEVANCIA, NÃO ECONTREI COMO IDÉIA DE CONTRASTE.

     

    1) Prioridade, relevância:

    em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori (itálico), a posteriori (itálico).

    FONTE:

    https://julcirocha.wordpress.com/2007/11/27/conectivos-alguns-exemplos/

     

  • "não menos"

    ???

  • ENTENDO QUE AS OUTRAS OPÇÕES PASSAM UMA IDEIA DE ADIÇÃO IGUALITÁRIA, OU SEJA, NÃO FAZEM DISTINÇÃO ENTRE OS TIPOS DE LADRÕES (O REI OU O GOVERNO SÃO APENAS MAIS UM). ENTRETANTO, NO CASO DA EXPRESSÃO SOBRETUDO, ELA EVIDENCIA QUEM SÃO OS VERDADEIROS LADRÕES, DEIXANDO EVIDENTE UMA DIFERENÇA ENTRE ELES.

  • ''Mormente''

  • a D diz respeito a poucas pessoas possuírem timbre e afinação.... a E refere-se a pouco timbre e afinação.

  • acima de tudo=sobretudo