SóProvas


ID
2095105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a construção de um prédio público, a execução das escavações das fundações foi prejudicada por chuvas de verão, cujo índice pluviométrico foi muito acima da média histórica, o que causou retrabalhos e atraso na execução da obra. O contratado registrou o fato no diário de obras e pleiteou um aditivo contratual de dilação de prazo e aumento de custos, pois o serviço compunha o caminho crítico da programação da obra.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.

Por se tratar apenas de escavação, não se justificariam tecnicamente custos de retrabalhos na situação apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Claro que se justicificam

    por se tratar de uma execução de fundação o solo (principalmente se for aterro) não pode estar encaroçado de H2O, porque senão ficaria arriscado executar uma fundação com ameaças de grandes recalques diferenciais... Esse seria um exemplo de vários...

     

    questão errada

  • Questão Errada

    A questão se justificar por serem chuvas de verão e índice pluviométrico foi muito acima da média histórica

     

  • "índice pluviométrico foi muito acima da média histórica"

    8.666 Art. 57

    § 1o Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

    II - superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;

    ►Como não era esperado esse volume pluvial, então se enquadra como um fato excepcional ou imprevisível.

  • A Lei n.º 8.666/93 é a principal legislação que regula e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Em relação a alterações do contrato a fim de ajustar prazo e garantir a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, a Lei n.º 8.666/93, em seu Art. 57, determina que:

     

    “§ 1°  Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

     

    I - alteração do projeto ou especificações, pela Administração;

     

    II - superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;".

     

    Visto isso, dado que as chuvas foram atípicas, isto é, muito acima da média histórica, tem-se um fato imprevisível e, portanto, o aditivo contratual de tempo e de custos se justifica. Logo, a assertiva do enunciado está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1993.