SóProvas


ID
2095372
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A FEBRE ZIKA
1   A febre Zika é uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes. Ela apresenta sintomas parecidos com os da dengue, porém mais brandos.
2  Mosquitos são insetos relacionados com a transmissão de várias doenças. Os do gênero Aedes, por exemplo, são responsáveis, no Brasil, pela transmissão da dengue, febre amarela, febre Chikungunya e, mais recentemente, pela febre Zika.
3  A febre Zika é causada pelo vírus Zika (ZIKAV), que possui como vetor o mosquito do gênero Aedes, tais como o A. Aegypti e o A. Albopicuts. Alguns estudos também sugerem a transmissão por relação sexual e de maneira perinatal (da mãe para o bebê). O ZIKAV é um tipo de flavivírus da família Flaviviridae que foi isolado pela primeira vez em 1947, em Uganda, por pesquisadores que estudavam macacos da floresta de Zika (daí o nome da doença).
4  Os primeiros casos do vírus em humanos foram registrados em 1960, e o primeiro grande surto ocorreu em 2007, na Micronésia. No Brasil, o primeiro registro ocorreu em 2015, na Bahia, e foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia após um grande surto de uma “doença misteriosa”. Segundo esses pesquisadores, o vírus da febre Zika chegou ao país, provavelmente, durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014, uma vez que não havia registros da doença na América Latina.
5  A doença desencadeia sintomas semelhantes aos da dengue, porém mais brandos. Normalmente a pessoa com a febre Zika apresenta febre moderada, dores no corpo, na cabeça e nas articulações; diarreia, conjuntivite não purulenta, manchas e erupções pelo corpo e prurido. Esses últimos sintomas fazem com que a doença seja confundida com outros problemas de saúde, como alergias. Alguns estudos recentes demonstraram ainda a relação da doença com o desenvolvimento da Síndrome Guillain-Barré, um problema neurológico que pode causar paralisia. Além disso, o vírus Zika apresenta relação direta com casos de microcefalia.
6  Não existe tratamento específico para a doença, mas os sintomas podem ser amenizados com alguns tipos de medicamentos. Até o momento, os remédios mais recomendados para tratar os sintomas são o paracetamol, para febres e dores, e anti-histamínicos, para diminuir as coceiras. Não existem vacinas para evitar a febre Zika.
7  De uma maneira geral, a doença dura em média 12 dias e não apresenta complicações. O nosso sistema imunológico é o único responsável por derrotar o vírus. Apesar de ser uma doença leve, é importante procurar um médico para confirmação do diagnóstico, uma vez que seus sintomas são semelhantes aos da dengue e da Chikungunya.
8  Em virtude das semelhanças dos sintomas com os de outras enfermidades, o diagnóstico clínico da febre Zika é um desafio. Até o momento, o método mais recomendado para identificar o vírus é o RT-PCR (Reverse Transcriptase Chain Reaction), uma técnica muito útil para estudar a expressão gênica.
9  Assim como as outras doenças transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, a melhor forma de proteger-se é evitar a proliferação desses vetores. Assim sendo, não deixe expostos recipientes que podem acumular água e faça a limpeza frequente de locais que reservam água, como as caixas d’água.
(http://brasilescola.uol.com.br/doencas/febre-zika.htm)

“uma vez que não HAVIA registros da doença na América Latina.” (4º §).
O verbo “haver”, em destaque no trecho acima, foi corretamente empregado como sinônimo do verbo “existir”, em construção impessoal, de oração sem sujeito.
Das alterações feitas abaixo na frase, pode-se afirmar que está INCORRRETA quanto à concordância:

Alternativas
Comentários
  • gab.  D) uma vez que não tinham havido registros da doença na América Latina.

  • verbo auxiliar e principal ficam impessoal ..D

  • Tinha ou tinham havido?

     PN

     26.07.08

     

    Naquela semana já __________ havido três assaltos a estabelecimentos.

     

    O verbo haver, quando usado com significado de “existir”, é um verbo impessoal. Assim, independentemente de se tratar de uma forma simples ou composta, só se usa na 3.ª pessoa do singular. Por isso, quando verbos como “ter” servem de auxiliar ao verbo haver ficam na 3.ª pessoa do singular.

    Assim:

     

    Naquela semana já tinha havido três assaltos a estabelecimento.

  • Gabarito d)  uma vez que não tinham havido registros da doença na América Latina.

     

     

    Porque o verbo haver no sentido de existir é reconhecido como verbo impessoal (aqueles que não possuem sujeito, já vi a CESPE o chamar de verbo defectivo também), não admitindo assim a pluralidade.

    E em locuções verbais (encontro de dois verbos) ele transmite, ou seja, contamina sua singularidade para o verbo auxiliar (o verbo que vem primeiro).

  • o verbo haver no sentido de existir é reconhecido como verbo impessoal , não admitindo assim a pluralidade.

  • O verbo principal é o chefão, por isso no caso do haver ele passa sua impessoalidade no sentindo de existir para o verbo ter( tinha havido)

    Obs: 

    tinha = 3 PS do pretérito imperfeito do indicativo.

    Havido = particípio passado regular.

  • aff... eu sou muito burra.

  • Qual o erro da "E" ?? 

  • Verbo haver no sentido de existir é IMPESSOAL

    Tendo dois verbos,sendo que um verbo é o haver,este acaba 'contaminando' o outro

    GABA D

     

  • Qual o erro da letra E ?

  • Duque Queiroz e Augusto Vidal a alternativa E ("uma vez que não deveriam existir registros da doença na América Latina".) nÃo tem erro nenhum, está CORRETA! A questÃo pede a alternativa incorreta, que no caso é a D.

     

     d) uma vez que não tinham havido registros da doença na América Latina.INCORRETA

    d) uma vez que não tinha havido registros da doença na América Latina CORRETA

  • a)  uma vez que não podia haver registros da doença na América Latina.  (CORRETO)  OBS. Verbo HAVER no sentido de existir, ocorrer e acontecer não tem sujeito, logo ficará no singular, como também seu auxiliar ficará, que nesse caso é o verbo PODER.

     

    b)  uma vez que não existissem registros da doença na América Latina. (CORRETO)  OBS. Como o verbo existir tem sujeito, logo concodará com ele, que é Registro, ficando no plural.

     

    c)  uma vez que não há de haver registros da doença na América Latina. (CORRETO)  OBS. COmo o verbo haver está no sentido de existir ficará no singular.

     

    d)  uma vez que não tinham havido registros da doença na América Latina. (ERRADO)  OBS. O verbo averbo está no sentido de existir, logo será impessoal e seu auxiliar ficara também no singular

     

    e)  uma vez que não deveriam existir registros da doença na América Latina. (CORRETO)  OBS. O verbo existir tem sujeito que e registro, logo o seu auxiliar vai para o plural, pois é uma locução verbal.

  • d) uma vez que não tinham havido registros da doença na América Latina.

     

    Como sabemos, o verbo "haver" empregado no sentido de "existir" é impessoal e invariável. Dessa forma, quando outro verbo se junta à ele formando uma locução verbal, atrai para si todas as caracteristicas do verbo HAVER, isto é, a impessoalidade e a invariabilidade.

    Por conseguinte, o correto seria:

     

                                Uma vez que não tinha havido registros da doença na América Latina.

  • Se o verbo impessoal for principal, sua impessoalidade passa para o auxiliar.

    Exemplo: "uma vez que não podia haver registros da doença na América Latina." auxiliar / principal

    Apenas lembrem que o verbo principal estará no infinitivo, particípio ou gerúndio.

    Exemplo em que o verbo haver não é impessoal:

    Os ferridos haviam sido socorridos pelo médico.. auxiliar / principais

  • LOCUÇÕES VERBAIS COM VERBO IMPESSOAL FICAM NO SINGULAR   

     

    (TINHA HAVIDO)

     

     

     

    GABARITO D

     

     

     

  • funk das locuções verbais:

     

     

    Se liga ai na locução verbal!

    Se o verbo principal for impessoal, o auxiliar ficar no singular!

    Se o VP for pessoal ele vai concordar!

     

     

    Autoria: Professor Fabricio Dutra

  • Verbo haver não chama sujeito. Logo o que está antes dele não se conjuga. No caso, o item D é o incorreto. Pois o certo seria Tinha havido e não tinham havido.

    No item E como o verbo haver foi substituído pelo verbo existir e este chama sujeito, logo o que vem antes dele pode ser conjugado, como deveriam existir. 

     

  • Nas locuções ocorre a contaminação pelo verbo impessoal, locução: "tinham havido", o havido está correto porque haver no sentido de existir é impessoal, não tendo sujeito, e fica na terceira pessoa do singular, o errado foi o "tinham" que foi contaminado pelo "havido" e deveria permanecer na 3° pessoa do singular também: (Tinha Havido)