SóProvas


ID
209554
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em determinada empresa foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para detectar os problemas relativos à falta de motivação do pessoal. A pesquisa demonstrou que os problemas advindos da falta de motivação estavam relacionados aos aspectos motivacionais segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A fim de solucionar o problema, os gestores agiram no sentido de:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ALTERNATIVA B

    A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg trabalha com dois fatores:

    1- A satisfação no cargo é função do conteúdo da carga ou das atividades desafiadoras e estimulantes do cargo: são os fatores MOTIVACIONAIS.

    Ex:

    -O trabalho em si;

    -realização pessoal;

    -Reconhecimento;

    -Progresso profissional;

    -Responsabilidade.

     

    2-- A insatisfação no cargo é função do contexto, isto é, do ambiente, do salário, sa supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo: são os fatores HIGIÊNICOS.

    Ex:

    -Condições de trabalho;

    -Administração da empresa;

    -Salário;

    -Relações com o supervisor;

    Beneficioes e serviços sociais.

    (Chiavenato. TGA-2004)

  • 2º a teoria de Herzberg, fatores ligados ao ambiente de trabalho – chamados de fatores higiênicos – não são motivadores, são apenas mantenedores da satisfação no trabalho.
    FATORES HIGIÊNICOS - não são motivadores
    1. condições de trabalho
    2. práticas e políticas da organização
    3. salários e benefícios
    4. supervisão
    5. status
    6. segurança no trabalho
    7. equipes de trabalho
    8. vida pessoal
    ELEMENTOS DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO:
    1. reconhecimento
    2. realização
    3. avanço na carreira
    4. crescimento profissional
    5. responsabilidade
    6. desafio no trabalho
  • Atenção: o colega incluiu "status" como fator higiênico, no entanto, se inclui como fator motivacional.

    Herzberg, citado por Chiavenato (2003), fundamenta sua teoria da motivação no ambiente externo e no trabalho e defende que a motivação depende de dois fatores: higiênicos e motivacionais.

    Fatores Higiênicos: São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.

    O termo higiene reporta a um caráter preventivo para evitar fontes de insatisfação do meio ambiente. Quando esses fatores higiênicos são ótimos, evitam a insatisfação, mas não garantem a elevação da satisfação; porém, quando são precários, provocam a insatisfação das pessoas, por isso são chamados FATORES INSATISFACIENTES.

    Fatores Motivacionais: São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional. 

    Quando os fatores motivacionais são ótimos, aumentam a satisfação do indivíduo pelo trabalho, mas, quando são precários, evitam a satisfação, sendo denominados de Fatores Satisfacientes

    Com o intuito de proporcionar uma contínua motivação no trabalho, o indivíduo deve ocupar uma posição que lhe ofereça desafios profissionais, liberdade para decidir, ascensão na carreira, reconhecimento e realização profissional, etc.

    O segredo para garantir a motivação dos trabalhadores caracteriza-se pelo enriquecimento das tarefas, ampliando-se as responsabilidades, as metas e os desafios profissionais; sem negligenciar fatores como estabilidade, segurança, benefícios, ferramentas de trabalho, salários adequados, bem como proporcionando certo status e reconhecimento profissional.

  • O ideal é entender e gravar esta parte, visto que já é a terceira ou quarta vez que vejo este tipo de questão salientar os fatores de Herzberg.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve conter uma situação que atenda o enunciado no sentido de apresentar uma situação que se encaixe como fator motivacional.

    Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.