SóProvas


ID
2100250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma senhora apresentou ao farmacêutico a prescrição de albendazol comprimido, o qual será administrado, em dose única de 400 mg, à sua filha de cinco anos de idade. Ela questionou o farmacêutico sobre a possibilidade de troca do comprimido por um xarope e se haveria problemas na ingestão desse medicamento juntamente com alguma refeição. Ao consultar a farmacopeia brasileira, o farmacêutico constatou que o referido fármaco é praticamente insolúvel em água.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item a seguir.

O farmacêutico deve orientar a paciente que os comprimidos receitados a crianças podem sempre ser mastigados antes da deglutição, não havendo, nesse caso, nenhuma alteração na eficácia do medicamento.

Alternativas
Comentários
  • Albendazol comprimido mastigável. Não entendi o motivo pelo qual o examinador quis se referir a alterações de eficácia quanto à mastigação, nesse caso específico.

  • Tbm num entendi, respondi na certeza o certo, mas acredito que houve pegadinha naquele quase sempre, porém acredito que essa questão teve recurso devido a sua ma formulação
  • Albendazol possui forma farmacéutica en comprimidos masticables.
  • pegadinha filha da putaa

  • Questão de português: O farmacêutico deve orientar a paciente que os comprimidos receitados a crianças podem sempre ser mastigados antes da deglutição, não havendo, nesse caso, nenhuma alteração na eficácia do medicamento.

    Está generalizando para todos os comprimidos receitados a crianças, o que é errado. Neste caso poderia, pois o albendazol é mastigável, mas nem todos os comprimidos são.