SóProvas


ID
2100274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o método descrito na farmacopeia brasileira para doseamento em cromatografia líquida de alta eficiência de medicamento contendo omeprazol, deve-se, para o preparo da fase móvel, misturar tampão fosfato pH 7,6 e acetonitrila (3:1) e, para o preparo de solução de referência, deve-se dissolver quantidade exatamente pesada de omeprazol em mistura de borato de sódio 0,01 M e acetonitrila (3:1), e diluir com o mesmo solvente para obter solução a 200 μg/mL.

Com base nas informações acima apresentadas, e considerando que a massa molecular do borato de sódio corresponda a 381,37 Da, julgue o item a seguir.

O omeprazol, um fármaco da classe dos antiácidos, neutraliza o ácido gástrico, portanto eleva o pH gástrico.

Alternativas
Comentários
  • Omeprazol não neutraliza, e sim impede a produção de ácido.

  • ele não é antiacido e sim inibidor da bomba de protons.

  • Classe do Omeprazol: O omeprazol é o mais famoso representante do grupo de medicamentos chamado de inibidores da bomba de prótons (IBP), que são uma classe de fármacos utilizados para o tratamento das doenças do estômago relacionadas ao excesso de acidez, como, por exemplo, a gastrite e a úlcera péptica.

    Esses fármacos são potentes inibidores da bomba de H,K- ATPase. Esta enzima, localizada na membrana secretora apical da célula parietal, tem um papel fundamental na secreção de H+ (prótons). Esses fármacos podem inibir por completo a secreção ácida e ter uma ação prolongada.

    Além disso, o omeprazol é um potente supressor do ácido gástrico (inibe até 80% da secreção de ácido clorídrico).

    Já, os antiácidos neutralizam o ácido gástrico.