Os termos neurotransmissor, neuromodulador e fator neurotrófico referem-se a mediadores químicos que operam em diferentes escalas de tempo, em geral:
Neurotransmissores: são liberados pelos terminais pré-sinápticos e produzem respostas excitatórias ou inibitórias rápidas nos neurônios pós-sinapticos
Neurotransmissores rápidos - glutamato, GABA - operam através de canais iônicos operados por voltagem
Neurotransmissores lentos e os neuromoduladores como ex. dopamina, neuropeptídeos, prostanóides , operam principalmente através dos receptores acoplados à proteína G.
Neuromoduladores - São liberados pelos neurônios e pelos astrócitos e produzem respostas pré ou póssinápticas mais lentas
Fatores neurotróficos - são liberados principalmente por células não neuronais e agem sobre receptores acoplados à tirosina quinase, os quais regulam a expressão gênica e controlam o crescimento neuronal e as características fenotípicas
FONTE: Rang e Dale 6edição
NEUROMEDIADOR- Substância diretamente ligada à ação de um neurônio sobre as células-alvo, causando INIBIÇÃO OU EXCITAÇÃO. Participam do surgimento da resposta pós-sináptica a um transmissor no SNC.
Ex: AchE, dopamina, serotonina (...)
NEUROTRANSMISSOR- substancia liberada no neurônio pré-sináptico de ação rápida e a curta distância causando INIBIÇÃO OU EXCITAÇÃO.
NEUROMODULADOR- mediador liberação pelas células da glia e neurônios, onde NÃO são armazenados e liberados como neurotransmissor convencional.
Ex.: NO, glutamato