SóProvas


ID
2101897
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida com clareza e correção é:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra C. Os erros estarão destacados em negrito:

     

    a) Conhecido como Chico Miguel, Francisco Miguel de Moura, nasceu no sertão do Piauí, aonde fez seus estudos primários, chegando à cursar contabilidade, e posteriormente estudou Letras pela Universidade Federal do Piauí. O certo seria estar escrito "onde". ONDE = lugar em que / em que (lugar). Indica permanência, o lugar em que se está ou em que acontece algo. Complementa verbos que pedem a preposição em.

     

    Ao passo que "Aonde" indica movimento : Aonde você quer chegar? (chegar a algum lugar)
    Você sabe aonde/para onde eles foram? (ir a/para algum lugar)
    Faz dois dias que saí do hospital, aonde deverei voltar na semana que vem. (voltar a/para algum lugar) 

     

    http://emportuguesclaro.blogspot.com.br/2010/09/onde-x-aonde.html

     

    b) Hoje, Francisco Miguel de Moura concentra-se exclusivamente em ler e escrever, mas já foi radialista e professor de língua e literatura: atividades as quais não mais se dedica, embora continuem a influenciá-lo. O "às quais" deveria estar craseado. A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase. Veja que quem se dedica, se dedica A (olha a preposição aqui) algo.

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint80.php

     

    c) Francisco Miguel de Moura integra a Academia Piauiense de Letras e tem sido considerado o maior poeta piauiense vivo, destacando-se por uma escrita precisa, cujo ritmo é construído com exímio rigor. CORRETINHA

     

    d) Além de poeta, Francisco Miguel de Moura também escreve prosa, tendo publicados títulos de contos e crônicas e contribuído com artigos para diversos jornais brasileiros, tratando-se de temas variados. A meu ver, o erro desta alternativa está na concordância do trecho destacado, que está no plural, quando deveria estar no singular, mas os colegas me corrijam se eu estiver errada.

     

    e) A obra de Francisco Miguel de Moura, já foi traduzida em diversos idiomas, dos quais vale destacar Estados Unidos, França, Cuba e Portugal, apesar de no Brasil ainda se mantiver pouco conhecida. Oo erro está no pronome relativo e no tempo verbal

  • Além dos erros destacados pela nossa amiga, pude perceber também:

    a) chegando à cursar = crase antes de verbo - never

    b) Igual ao da Alessansdra

    Hoje, Francisco Miguel de Moura concentra-se exclusivamente em ler e escrever, mas já foi radialista e professor de língua e literatura: atividades as quais não mais se dedica, embora continuem a influenciá-lo. O "às quais" deveria estar craseado. A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase. Veja que quem se dedica, se dedica A (olha a preposição aqui) algo.

    c) ok

    d) tendo publicados títulos de contos e crônicas e contribuído com artigos para diversos jornais brasileiros, tratando-se de temas variados. 

    e) vírgula separando sujeito da oração!

  • Dúvidas se alguém puder me ajudar:

     a) Conhecido como Chico Miguel, Francisco Miguel de Moura(,) nasceu no sertão do Piauí,

    dúvida: pode se separar o verbo "nasceu" do complemento "Conhecido como..." ?

     b) Hoje, Francisco Miguel de Moura concentra-se exclusivamente em ler e escrever, mas já foi radialista e professor de língua e literatura: atividades as quais não mais se dedica, embora continuem a influenciá-lo.

    dúvida: esse dois pontos está certo aí? não seria o caso de usa-lo se estivesse explicando alguma coisa?

     e) A obra de Francisco Miguel de Moura, já foi traduzida em diversos idiomas, dos quais vale destacar Estados Unidos, França, Cuba e Portugal, apesar de no Brasil ainda se mantiver pouco conhecida. 

    Considerei esta errada porque Estados Unidos, França, Cuba e Portugal são países e não idiomas, alguém concorda?

     

  • B quem se dedica dedica a... o certo seria às quais. 

  • A) sujeito deslocado. Pode sim. Além do mais, aposto se separa por vírgulas. B) sim. Os dois pontos também separa aposto. E) não se separa sujeito do predicado, mesmo que por vírgulas. Espero tê-lo ajudado Adailton Júnior.
  • Concordo com o Fabio Souto, a respeito da alternativa "E", onde o erro está na virgula que separa o sujeito do seu predicado.

     

    ERRADA:    A obra de Francisco Miguel de Moura(,) já foi traduzida em diversos idiomas...

    CORRETA: A obra de Francisco Miguel de Moura já foi traduzida em diversos idiomas...

  • Renata, a vírgula (pausa) não é fator atrativo do pronome. Na realidade, o item B apresenta um caso de ênclise por causa da pausa (proibida a utilização de próclise - pronome se após a vírgula) e também por não haver fator de atração antes do verbo no gerúndio.  

     

     

  • gabarito letra C.

     

     a) Conhecido como Chico Miguel, Francisco Miguel de Moura (,) nasceu no sertão do Piauí, (aonde) fez seus estudos primários, chegando (à) cursar contabilidade, e posteriormente estudou Letras pela Universidade Federal do Piauí. O correto seria sem a segunda vírgula, pois não se separa o sujeito do verbo. A palavra "aonde" deve ser substituída por "onde", que quer dizer lugar específico. Não existe crase antes de verbo. 

     

     b) Hoje, Francisco Miguel de Moura concentra-se exclusivamente em ler e escrever, mas já foi radialista e professor de língua e literatura: atividades (as quais) não mais se dedica, embora continuem a influenciá-lo. Deveria ter crase: "às quais".

     

     c) Francisco Miguel de Moura integra a Academia Piauiense de Letras e tem sido considerado o maior poeta piauiense vivo, destacando-se por uma escrita precisa, cujo ritmo é construído com exímio rigor. CORRETA

     

     d) Além de poeta, Francisco Miguel de Moura também escreve prosa, tendo (publicados) títulos de contos e crônicas e contribuído com artigos para diversos jornais brasileiros, tratando-se de temas variados. O correto seria "publicado", concordando com Francisco.

     

     e) A obra de Francisco Miguel de Moura (,) já foi traduzida em diversos idiomas, dos quais vale destacar Estados Unidos, França, Cuba e Portugal, apesar de no Brasil ainda se (mantiver) pouco conhecida. Não se separa sujeito de verbo com vírgula; O correto seria a palavra "manter".

  • CORRETO ERRADO COREÇÃO

     a) Conhecido como Chico Miguel, Francisco Miguel de Moura, nasceu no sertão do Piauí, aonde fez seus estudos primários, chegando a cursar contabilidade, e posteriormente estudou Letras pela Universidade Federal do Piauí. O correto seria sem a segunda vírgula, pois não se separa o sujeito do verbo. VTD N PODE CRASE

     

     

     b) Hoje, Francisco Miguel de Moura concentra-se exclusivamente em ler e escrever, mas já foi radialista e professor de língua e literatura: atividades as quais não mais se dedicam, embora continuem a influenciá-lo.

     

     

     c) Francisco Miguel de Moura integra a Academia Piauiense de Letras e tem sido considerado o maior poeta piauiense vivo, destacando-se por uma escrita precisa, cujo ritmo é construído com exímio rigor. 

     

     

     d) Além de poeta, Francisco Miguel de Moura também escreve prosa, tendo publicados títulos de contos e crônicas e contribuído com artigos para diversos jornais brasileiros, tratando-se de temas variados. 

     

     

     e) A obra de Francisco Miguel de Moura, já foi traduzida em diversos idiomas, dos quais vale destacar Estados Unidos, França, Cuba e Portugal, apesar de no Brasil ainda se mantiver pouco conhecida. 

    "PARAR DE ESTUDAR"

  • Se tiver dúvida na colocação da crase, troca por uma palavra masculina semelhante, galera:

     

     

    Exemplo:

     

    atividades as quais não mais se dedica...

     

    afazeres as quais não mais se dedica ... ?

     

     

    Fica estranho, né?!

     

     

    É que o certo é:

     

     

    afazeres aos quais não mais se dedica... (preposição + artigo: tem crase)