O item I está CORRETO. O estruturalismo considera os fenômenos ou elementos com referência a uma totalidade. Simplificando, os conjuntos que interessam ao estruturalista apresentam como característica básica o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes[1].
No fundo, a ideia de integração dos elementos em uma totalidade, como apregoa o estruturalismo, é a mesma ideia básica que sustenta a teoria dos sistemas: a compreensão da interdependência recíproca das organizações e da consequente necessidade de integração.
O item II está CORRETO. Ahn? Estruturalismo fenomenológico?!?!
O estruturalismo pode ser organizado em quatro grupos, quais sejam:
Estruturalismo Abstrato – Considera que a estrutura não se relaciona com a realidade, mas com os modelos construídos em função dela. Por exemplo, as relações sociais apenas permitem a manifestação da estrutura social, e não a sua construção.
Estruturalismo Concreto – Considera que a estrutura é a definição do objeto. Ou seja, de forma contrária à ideia do estruturalismo abstrato, as relações sociais, num determinado momento, permitiria a construção de uma estrutura.
Estruturalismo Fenomenológico – Considera a estrutura como um conjunto que tem um sentido e que, ao mesmo tempo, constitui-se, altera-se ou se reorganiza.
Estruturalismo Dialético – Considera que as partes surgem ao longo do desenvolvimento do todo, como um episódio de sua história. É nessa perspectiva que se posiciona o autor Max Weber, precursor da teoria burocrática.
Weber foi o primeiro autor que analisou as organizações sob uma perspectiva estruturalista fenomenológica. A preocupação central da teoria das organizações por ele desenvolvida tinha como ponto central a racionalidade, entendida em termos de equação dinâmica entre meios e fins.
O item III está INCORRETO. A base da Burocracia deriva-se do Estruturalismo Dialético, ou seja, considerando que as partes surgem ao longo do desenvolvimento do todo. As partes são a soma de um todo!
O item IV está INCORRETO. A aversão ao clientelismo é uma vantagem da burocracia, e não uma desvantagem. O clientelismo faz confusão entre a organização formal e as práticas informais, privadas.
GABARITO: E.
Comentário Professor Adriel Sá
I. O Estruturalismo é um método analítico comparativo, no qual o conceito de Sistema é relevante, pois o “todo” é maior que a mera soma das “partes”.
II. O principal foco da perspectiva Estruturalista Fenomenológica recai acerca da racionalidade instrumental, na qual processa-se uma equação dinâmica entre “meios e fins”.
III. A base da Burocracia deriva-se do Estruturalismo Concreto, pois considera a estrutura a própria definição do objeto, desse modo o conjunto de relações sociais constitui uma estrutura a ser analisada.
IV. Dentre as desvantagens da estrutura burocrática, destaca-se a aversão ao clientelismo, portanto, evita-se a discrepância entre o modelo organizacional formal e as práticas informais.