SóProvas


ID
2103877
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula

Alternativas
Comentários
  • Questão bem direta, que exige o conhecimento da nomenclatura usual do óxido em questão. Para decorar: o óxido nítrico é o NO, enquanto que o óxido nitroso é o NO. Para memorizar, é interessante lembrar que o sufixo “-oso” vem da retirada de um oxigênio do ânion com sufixo “-ico”. Por exemplo, o ácido sulfúrico tem a fórmula HSO, enquanto o ácido sulfuroso tem a fórmula HSO (um O a menos). O ácido nítrico tem fórmula HNO, enquanto o ácido nitroso tem fórmula HNO.

    No caso do óxido nítrico, se retirássemos um O da molécula, ficaria só o N. Nesse caso, “dobramos” a fórmula da molécula, e em seguida retiramos o O. Assim, o óxido nítrico, NO, ficaria com fórmula NO. Para  transformarmos em óxido nitroso, apenas retiramos um O: NO. Isso é uma dica que ajuda bastante na hora de lembrar as nomenclaturas!

    Gabarito: alternativa C.

  • O óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio, ou protóxido de azoto, também conhecido como gás hilariante, é apresentado na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N₂O.

    Gabarito letra C