A organização pode ser entendida como a estrutura empresarial construída com fins específicos de mercado, tendo em vista a necessidade de consolidar objetivos de lucro e geração de novas receitas. O objetivo comum e declarado de uma organização passa pela consolidação de sua imagem, enquanto especialista em determinado tema. A partir daí, fica mais fácil entender o aparato organizacional como fruto de uma escolha por alguns pontos centrais: divisão racional do trabalho, preocupação com produtividade e controle, monitoramento de resultados, relacionamentos impessoais, hierarquias formais, formação de conceitos de lealdade e transparência nos propósitos da empresa, e cooperação dirigida ao alcance de metas comuns.
Já no caso de uma instituição, é preciso ressaltar o caráter social das ações desse tipo de empresa. Nela, valores mais amparados em mudanças sociais e culturais são criados e servem de guia às ações de seus integrantes. Ainda é possível dizer que a instituição é um organismo com história, identidade e valores próprios, visando transmiti-los ao mercado e às outras instituições com a intenção clara de promover uma sociedade mais igualitária e justa. Nesse tipo de empresa, encontram-se exemplos, como ONGs, hospitais, universidades, escolas e órgãos públicos.
https://www.innovia.com.br/blog/business/administracao-de-empresas/
A ORGANIZAÇÃO é vista como um sistema formal de regras e objetivos, com instrumental técnico para mobilizar energias humanas e não humanas; a INSTITUIÇÃO é produto natural de pressões e necessidades sociais – um organismo adaptável e receptivo.
https://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/administra%C3%A7%C3%A3o/87164-institui%C3%A7%C3%A3o-x-organiza%C3%A7%C3%A3o-x-empresa