SóProvas


ID
2106952
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Nostalgias perigosas

    Numa recente e polêmica crônica de jornal, o escritor Contardo Calligaris manifestou preocupação com estes dois traços perigosos de nostalgia que, segundo ele, costumam caracterizar a velhice:

    “1) Uma avareza mesquinha (e generalizada – não só financeira), que consiste em tentar preservar e conservar qualquer coisa, como metáfora da preservação (impossível) da nossa vida que se vai;

    2) Uma idealização fantasiosa de passados que nunca existiram. Os idosos parecem sempre evocar o "tempo feliz" de sua infância, quando os pais eram severos e por isso educavam bem, quando dava para brincar na rua e a escola pública era muito boa.”

    E completou sua crônica acusando o fato de que os idosos costumam se apoiar em lembranças inventadas, em algo que efetivamente não conheceram, mas que gostariam de ter vivido. Resta saber se a imaginação do vivido, para esses velhos, não é em si mesma uma sensação real e necessária, no final da vida.

(Adamastor Linhares, inédito)

Disseminam-se no texto expressões de sentido antônimo, tais como:

Alternativas
Comentários
  • respondi letra A, nao entendi o erro dessa alterntiva

  • Adailton, perceba que a ideia de "lembranças inventadas" se contrapõe à ideia de "algo que efetivamente não conheceram". Por outro lado, no texto, o termo "lembranças inventadas" corresponde ao anseio dos idosos em viver todas essas lembranças, ainda que irreais (gostariam de ter vivido), ou seja, não traduzem sentidos antagônicos, mas sim de correlação. 

     

    Espero que tenha contribuído. Abraços

  • Também respondi letra A.........   ?

     

  • Fui de A tmb

     

  • Letra B

  • Com fé , chegaremos lá!

  • "Comentários:

    Alternativa A – Incorreta – lembranças inventadas = imaginação do vivido (expressões SINÔNIMAS)

    Alternativa B – Correta – As expressões indicam duas coisas opostas.

    Alternativa C – Incorreta – nostalgia = melancolia, saudade (nada tem a ver “avareza”)

    Alternativa D – Incorreta – recente = nova; polêmica = debate

    Alternativa E – Incorreta – Não há nenhuma relação entre as expressões.
     

    Gabarito: B"

     

    http://www.exponencialconcursos.com.br/prova-de-portugues-comentada-icms-ma/

  • Erro da A: A imaginação pode ser real, como também pode ser inventada. Nem toda imaginação é real, não é mesmo?! Por isso, "inventadas" e "imaginação" não são antônimos.

  • Sensação real é o oposto de algo que você efetivamente não conheceu. Parece óbvio até. As demais alternativas são absurdas pra mim.

  • LETRA B

     

    Respondi letra A, mas lendo e relendo o texto, apoiado pelos bravos comentários dos colegas, concordo com o gabarito da questão.

     

    E completou sua crônica acusando o fato de que os idosos costumam se apoiar em lembranças inventadas, em algo que efetivamente não conheceram, mas que gostariam de ter vivido. Resta saber se a imaginação do vivido, para esses velhos, não é em si mesma uma sensação real e necessária, no final da vida.

     

    Percebam o jogo que a banca faz. Destaquei com as mesmas cores as expressões contidas nas letras A e B.

     

    As expressões em azul, na verdade, são sinônimas! Querem dizer a mesma coisa. Lembranças inventadas, no contexto, veio da opinião do cronista. Já imaginação do vivido, vindo da opinião do autor do texto, retoma a opinião do cronista, até de uma forma irônica, exacerbando a polêmica dita no início do texto da questão.

     

    Já as expressões em verde são antônimas mesmo. A expressão algo que efetivamente não conheceram é citada pelo cronista, relacionando-se com as lembranças inventadas. Já a expressão sensação real faz parte do comentário do autor, o qual refuta a ideia do cronista, perguntando se essa necessidade de rever o passado não seria inerente aos idosos, por estarem no fim da sua vida, como um tipo mórbido de nostalgia.

     

    Caso tenha falado besteira, por favor me avisem!

  • Gabarito letra B.

    a) Lembranças inventadas e imaginação do vivido não são antônimos, pois “imaginar” e “inventar” tem sentidos muito próximos.

    b) O autor opõe diretamente as “lembranças inventadas”, que são situações QUE NÃO FORAM VIVIDAS, mas o que os idosos gostariam de ter vivido, a “sensação real”, que indica algo QUE FOI VIVIDO REALMENTE. Aí sim temos uma relação de antonímia, entre fato e imaginação.

    c) Nostalgia tem sentido de saudade e vontade de voltar ao passado; avareza é o defeito de não querer gastar dinheiro. Não são antônimos, apenas diferentes.

    d) Recente significa que aconteceu há pouco tempo; polêmico significa controverso: não são antônimos. 

    e) A avareza é qualidade do “pão-duro”, cuidado excessivo em guardar o dinheiro. Não é antônimo da metáfora da preservação, é uma comparação da avareza de dinheiro com a avareza do tempo de vida que resta na velhice. 


  • para quem não conseguiu enxergar o erro em:

    lembranças inventadas / imaginação do vivido

    pensa assim... o que é imaginação?

    imaginação é algo que foi "inventado", imaginado na cabeça da pessoa..

    são coisas iguais.