SóProvas


ID
210916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.

O processo de gerenciamento da continuidade de serviço de TI do estágio desenho de serviço abrange um desdobramento do processo de gerenciamento da continuidade do negócio, com o objetivo de assegurar que os recursos técnicos e os serviços de TI necessários sejam recuperados dentro de um tempo preestabelecido.

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre o Gerenciamento da Continuidade de Serviço (CONT)

    O gerenciamento da continuidade de serviço trata de eventos significativos o suficiente para serem considerados desastres. Este processo investiga, desenvolve e implementa opções de recuperação de serviços quando ocorrer uma interrupção grave.

    A meta deste processo é dar suporte aos processos do Gerenciamento da Continuidade do Negócio assegurando que os requisitos técnicos de serviços e de estrutura de TI (incluindo sistemas, redes, aplicativos, telecomunicações, ambientes, suporte técnico e inclusive Central de Serviço) possam ser reiniciados dentro de escalas de tempo requeridas e acordadas
    .

  • Segundo Aragon (2012, p.269),"O gerenciamento da continuidade do serviço de TI é um desdobramento do processo de gerenciamento da continuidade do negócio, que visa assegurar que todos os recursos técnicos e serviços de TI necessários (incluindo sistemas, redes, aplicações, Central de Serviços, suporte técnico, telecomunicações, etc.) possam ser recuperados dentro de um tempo preestabelecido."

    Bibliografia:

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI da estratégia à gestão dos processos e serviços-3 edição 2012
    Autor: Aragon Fernandes
  • Tudo bem que as empresas possuem processos para continuidade dos negócios e que o processo ITIL de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI deve ser um desdobramento dos mesmos. Mas daí transformar esse trecho do livro do Aragon em uma questão objetiva de concurso público já é um pouco demais. Ainda mais quando o enunciado diz "Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens subsequentes". Ora, não existe instituído formalmente um processo que se chame "gerenciamento da continuidade do negócio" na ITIL.

     

    Quando o Aragon escreve isso em seu livro, não há qualquer comprometimento com uma questão objetiva de concurso. Portanto, em termos de uma referência em um livro, está perfeito. A crítica segue no sentido de transformar isso em uma questão de concurso sem qualquer adaptação.

     

    Sei que não vai mudar nada na prática, mas é importante, como seres pensantes, criticarmos.

     

    Obs. Na quarta edição do livro, tal trecho está na página 241.

     

    Abs,

  • Concordo com Maurício Bastos quando afirma que, ao pé da letra, "processo de gerenciamento da continuidade do negócio" não é um processo ITILv3 e, dessa forma, a resposta da questão seria E. Para corrigir a questão, a fim de que a resposta fosse C, deveriam tê-la precedido com:

    "Acerca do gerenciamento da continuidade do negócio e dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens subsequentes."

     

    Outras referências a "processo de gerenciamento da continuidade do negócio" (GCN):

    http://www.diegomacedo.com.br/processo-de-gerenciamento-da-continuidade-do-servico-de-ti/
    http://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/plano-e-gerenciamento-de-continuidade-de-neg%C3%B3cio

    "O Gerenciamento de Continuidade do Negócio (GCN) estabelece os objetivos, o escopo e os requisitos para o Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI (GCSTI) e depende do compromisso da alta gestão e do suporte de todos os membros da organização para ser bem sucedido."

    "O GCSTI é parte e depende do GCN."