SóProvas


ID
2110183
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O surgimento e institucionalização do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão, deu-se nas primeiras décadas do século XX. Considere:
I. Os ideais de um Estado autoritário e paternalista ficam claros não apenas nas políticas claramente direcionadas à repressão ou supressão de movimentos de classe a partir de práticas populistas, mas também no modo como surgem as primeiras escolas de Serviço Social no país.
II. As Escolas de Serviço Social no Brasil eram compostas sobretudo por mulheres que representavam interesses da elite vinculadas ao pensamento da doutrina católica.
III. O Serviço Social no Brasil, desde sua gênese, guarda estreita relação com o modo como se estrutura a sociedade capitalista no país e define estratégias para o enfrentamento da questão social.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • o seso não define desde a genese estratégias para o enfrentamento da questão social, para mim, apenas itens i e ii estão corretos.

  • O Qc poderia gravar uma explicação desta questão, esta realmente confusa.

  • Concordo com Natália Sousa!!

  • Concordo com Natália. Ademais, o Serviço social surgiu no período do capitalismo monopolista. A questão social é que surgiu com o capitalismo, sendo inerente ao mesmo.
  • Colegas, vamos pedir o comentário desta questão pois realmente esta errado, ao meu ver o item III.

  • Já fiz duas vezes essa questão e não consigo achar a opção 3 correta. Aff...

  • Letra "a"

    Notem que o Serviço Social, como profissão, surge para atuar na questão social da época, consequências do desenvolvimento do capitalismo monopolista e que as estratégias definidas pela profissão para o enfrentamento daquela diziam respeito ao controle da classe operária e ao enquadramento na ordem monopolista.

    O Autor Aguiar fala bem sobre isso no livro intitulado "Filosofia e Serviço Social: das origens  à Araxá" 

    Espero ter ajudado ;) 

  • Concordo com vocês colegas. Também não vejo o Item III como correto. Enfim, gostaria que estivesse um comentário evidenciando o mesmo como certo.

  • Pessoal, 

     

    Penso que esse termo "define estratégias" no comando da questão pode esta numa compreensão conservadora , quando falamos em SS e seu surgimento agregado a igreja, é sabido que era uma atuação "higienista" e ligada a interesses e privilégios da época de quem matinha o monopolio, no caso, eram "estrategias" de cunho conservadores, pois as lutas eram encaradas pela classe dominante como ameaça a seus interesses e como desorganização social e moral, por isso, se fazia necessário uma intervenção "estratégica" para não deteriorarem seus privilégios.

     

    "A gênese do serviço social brasileiro localiza-se a partir desse contexto histórico e político, no qual a sociedade encontrava-se nos anos 1930, em uma conjuntura marcada pelo desenvolvimento capitalista, pelo conflitos de classes, pelo crescimento da classe trabalhadora, quando se travava uma luta contra a exploração da mão de obra dessa classe e pela defesa de seus direitos e cidadania, para intervir nos problemas das sequelas da questão social." (Material de SS)

     

    Gab. A

     

    Erros, avisem!

    Bom estudo!

  • III - O Serviço Social no Brasil, desde sua gênese, guarda estreita relação com o modo como se estrutura a sociedade capitalista no país e define estratégias para o enfrentamento da questão social.

    Tentando entender opção III como correta, ela enquadra-se nas transformações sociais que requisitaram o trabalho do assistente social como necessário, como um trabalho socialmente reconhecido, isso é advindo da ascensão do capitalismo, com o surgimento da questão social, precarização do trabalho. 

    Certo que no Brasil as "estratégias para o enfrentamento da questão social" iniciaram-se vinculadas à igreja católica, mas ainda assim, não muda o fato de que a necessidade da profissão ficou latente após o modo excludente de estruturação da sociedade capitalista.

    Quem tiver a referência exata do texto de onde a banca tirou essas informações, favor colocar nos comentários.

     

  • No enuciado da questão deixa bem claro que o que se quer saber é em relação ao surgimento do SS no Brasil, e a procupação com o enfrentamento da questão social não era o foco da profissão. Isso mudou ao longo dos anos, mas no início isso não acontecia, por isso ainda acredito que há um equívoco no terceiro item.

  • A questao Social social sempre foi nosso objeto de trabalho, fora dela, nao ha o porque da profissao existir. so o jeito de responde-la ,era diferente

  • Solicitei comentário! Para mim, a III está errada também.

  • Minha gente, minha professora corrigiu essa questão e enfatizou que a III está errada, pelo fato de que apesar de o Seso no Brasil tenha surgido no meio de um processo de industrialização, ele não surge com a ideia de definir estratégias para o enfrentamento da questão social, mas sim com estratégias de adequar o sujeito ao meio, com o intuito de corrigir o sujeito que está "errado",mesmo pq a nossa profissão estava muito atrelada a Igreja Católica. Logo, é a igreja quem atende as expressões da QS e não o SS propriamente dito.