SóProvas


ID
2110189
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atual contexto, as profissões, como o conjunto da sociabilidade capitalista, foram invadidas pelos avanços do ideário conservador e de sua atualização no neoconservadorismo. Não é diferente com o Serviço Social, pois a profissão reflete as contradições sociais, suas tendências e a luta pela hegemonia entre ideias e projetos profissionais e societários. Nesse sentido, considere:
I. O conservadorismo, em sua função ideológica, reproduz um modo de ser fundado em valores historicamente preservados pela tradição e pelos costumes, vinculados à classe trabalhadora.
II. A moral, no ideário conservador, desempenha uma função de destaque, sendo concebida como base fundante da sociabilidade e da política.
III. O neoconservadorismo apresenta-se como forma dominante de apologia conservadora da ordem capitalista, combatendo o Estado social e os direitos sociais.
IV. As críticas neoconservadoristas têm sua força de razão, pois remetem a violência urbana, a segregação, a desestabilização da ordem social, em termos morais.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Boa t@rde!

     

    NÃO PASSARÃO, assim começa, estupendamente, Barroco (2015), em sua crítica ao neoconservadorismo incutido em nossa sociedade.

    O neoconservadorismo apresenta-se como forma dominante de apologia conservadora da ordem capitalista, analisa a autora, combatendo o Estado social e os direitos sociais, almejando uma sociedade sem restrições ao mercado, reservando ao Estado a função coercitiva de reprimir violentamente todas as formas de contestação à ordem social e aos costumes tradicionais. A moral desempenha uma função de destaque no ideário conservador, sendo concebida como base fundante da sociabilidade e da política, como podemos observar nas considerações de Russell Kirk, representante do neoconservadorismo norte-americano:

    Uma sociedade onde homens e mulheres forem governados pela crença em uma ordem moral duradoura, por um forte sentido de certo e errado, por convicções pessoais sobre a justiça e a honra, será uma boa sociedade — não importa que mecanismo político se possa usar.

    Essa visão conduz ao entendimento de que as crises sociais e as expressões da questão social são consequências de uma desagregação moral. As críticas dos neoconservadores ao Welfare State são justificadas em termos morais, ou seja, remetidas à desestruturação da família e dos valores tradicionais.

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0623.pdf

  • Gabarito: D

    I - O conservadorismo, em sua função ideológica, reproduz um modo de ser fundado em valores historicamente preservados pela tradição e pelos costumes, mantidos pelas nossas elites (No caso brasileiro). 

    II - Correto

    III - Correto

    IV - As críticas neoconservadoristas têm sua força de razão, pois remetem à desestruturação da família e dos valores tradicionais. (Moralização). 

    Necessária a Leitura do artigo da Profa. Maria Lúcia Barroco Revista Serv.Soc.Sociedade Nº 124 - Titulado Não passarão! Ofensiva neoconservadora e Serviço Social. 

     

  • As profissões foram invadidas pelos avanços do ideário conservador e de sua atualização no neoconservadorismo. Não é diferente com o Serviço Social, pois a profissão reflete as contradições sociais, suas tendências e a luta pela hegemonia entre ideias e projetos profissionais e societários:

    II. A moral, no ideário conservador, desempenha uma função de destaque, sendo concebida como base fundante da sociabilidade e da política.

    III. O neoconservadorismo apresenta-se como forma dominante de apologia conservadora da ordem capitalista, combatendo o Estado social e os direitos sociais