SóProvas


ID
2110219
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Frente à questão da participação da sociedade civil no processo democrático, na contemporaneidade, e sua relação com o trabalho profissional do assistente social, considere:
I. A transferência da lógica de mercado para o âmbito estatal transforma os governos em “provedores de serviços”, e os cidadãos em “clientes” e “usuários”, com relação aos quais é preciso ter sensibilidade com respeito às suas demandas e eficiência no seu atendimento.
II. A participação da sociedade civil fornece informações qualificadas sobre as demandas sociais e dispõe de organizações com capacidade para assumir com eficiência a execução das políticas públicas voltadas para essas demandas.
III. A concepção de participação que integra o projeto neoliberal é definida de maneira instrumental com respeito às necessidades da condução dos ajustes estruturais previstos, especialmente a redução do Estado por meio da transferência das suas responsabilidades sociais para a sociedade civil e para o setor privado.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • BOA TARDE, COMPANHEIR@S!

     

    Sob a égide do projeto político neoliberal, a participação configura-se a partir da necessidade de ajustar o Estado e suas relações com a sociedade a uma lógica de mercado, transformando os governos em “provedores de serviços” e os cidadãos em “clientes”, “usuários”, com relação aos quais é preciso ter sensibilidade com respeito as suas demandas e à eficiência no seu atendimento. A participação da sociedade civil encontra aqui o seu lugar, por um lado porque fornece informações qualificadas sobre as demandas sociais, por outro lado, porque dispõe de organizações com capacidade de assumir com eficiência a execução de políticas públicas voltadas para demandas. Neste caso, a governança significa a eficiência do Estado no atendimento das demandas sociais. Já no projeto político democrático-participativo persegue-se um aprofundamento e radicalização da democracia, em que a participação é concebida fundamentalmente como compartilhamento do poder decisório do Estado em relação às questões de interesse público, distinguindo-se, portanto, de uma concepção participativa que se limita à consulta à população (Dagnino et al, 2006).

  • Frente à questão da participação da sociedade civil no processo democrático, na contemporaneidade, e sua relação com o trabalho profissional do assistente social, considere:

     II. A participação da sociedade civil fornece informações qualificadas sobre as demandas sociais e dispõe de organizações com capacidade para assumir com eficiência a execução das políticas públicas voltadas para essas demandas.

    Quando a questão coloca somente que é o PROCESSO DEMOCRÁTICO que está em pauta, a assertiva II faz parecer que o terceiro setor dispõe de eficiência para assumir as políticas públicas.

    Então, onde se faz a democracia no âmbito em que o Estado não assume suas responsabilidades?

    Faltou o enunciado situar o seguinte para ficar correto: Sob a égide do projeto político neoliberal.