SóProvas


ID
2110282
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família − PAIF se caracteriza pelo trabalho com famílias, em caráter continuado, com objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias, visando a preservação dos vínculos, promoção e acesso a direitos para melhoria da qualidade de vida. NÃO é considerada como atribuição do PAIF o desenvolvimento de

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

    O serviço é baseado: No respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias

    E fundamenta-se: No fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

    As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico

    http://congemas.org.br/basehistorica/apresentacao/38785374257713.pdf

    Instagram: Mentoring Concursos Públicos

  • Não é atribuição do PAIF e nem do Assistente Social, lembrem-se é vedado ao A.S desevolver ações terapêuticas

  • Acredito que a opção C se refira como atribuição dos \CAPS

  • Gabarito C

    Resolução 109 , tipificação dos serviços socioassistenciais.

  • Gabarito: c

    --

    Lei 8742. Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.