-
projeção: o futuro "imita" o passado, dele não se afastando.
predileção: experiência dos atores envolvidos;
analogia histórica: venda de produtos similares; a doutrina exemplifica a venda de VHS X DVDS.
força de vendas: estimativa do time de vendas; cada um coloca o seu ponto de vista.
Método Delphi: especialistas opinam sobre determinado produto. As informaçoes serão tratadas estatisticamente e devolvidas para crítica; esse ciclo finda quando há concenso opiniões;
explicação: projeção estatisticas sem variavel qualitativa.
fonte: caderno, fichas, qconcursos, prof. Felipe - Estratégia, etc.
-
Sem nenhuma complicação, a questão está se referindo ao METODO DO ULTIMO PERIODO. Onde a previsão do periodo seguinte será feita com base no consumo do ultimo periodo. Simples assim!
-
Projeção – parte da lógica de que a tendência do consumo passado irá continuar. Dessa maneira, se o consumo do item tem variado 10% ao ano, amplia-se a quantidade em mais 10%.
-
Contribuindo:
PROJEÇÂO = admite-se que o futuro será uma repetição do passado, ou, ainda que o consumo(a s vendas) sofrerão um acréscimo com o tempo.
Natureza técnica: QUANTITATIVA
FONTE: FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014. p.75
[Gab. CORRETO]
bons estudos
-
Projeção, explicação, predileção, etc...
-
CERTO
Previsão da demanda : Quantitativa ou qualitativa.
Previsão do consumo :
I - Explicação : que busca relacionar as vendas do passado com variáveis distintas do período anterior, mas com evolução conhecida ou previsível.
II - Projeção: Usa as vendas do passado e estima que elas se comportarão de forma similar no futuro, seja com o mesmo nível de vendas ou mesmo percentual de crescimento.
III - Predileção: Depende do conhecimento de algumas pessoas específicas e sua experiência. Por serem conhecedores do mercado e dos fatores que podem influenciar os negócios, esses funcionários experientes estabelecem a projeção de vendas.
------------------------------------------------------
I e II = Técnicas quantitativas
III = Técnica qualitativa
Fonte: PDF Estratégia concursos
-
A questão em exame exige que tenhamos conhecimento sobre as técnicas de previsão de consumo. Vejamos quais são essas técnicas e em seguida poderemos julgar a questão, se certa ou errada.
Renato Fenili (2014) divide as técnicas em três categorias, de natureza qualitativa e quantitativa. São elas:
◼ Predileção: a previsão ocorre mediante a apuração de informações de natureza qualitativa. Baseia-se em informações prestadas por empregados experientes que conhecem o consumo médio etc.
◼ Explicação: tem o objetivo de explicar o consumo passado com base em outras informações de natureza quantitativa.
◼ Projeção: é uma técnica de natureza quantitativa que preceitua que o consumo futuro será uma repetição do consumo do passado.
Após analisar as técnicas de previsão de consumo, podemos concluir que a questão está correta.
GABARITO: CERTO
Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.