SóProvas


ID
211195
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia redundant array of independent disks (RAID) é a mais utilizada em sistemas de armazenamento que exigem garantia de disponibilidade à informação. Entre os diversos modelos, destaca-se o RAID-5, em que os dados são gravados em discos independentes, de tal forma que a perda de um deles não causa indisponibilidade ao acesso à informação. Em uma configuração RAID-5, com uso de 5 discos de igual tamanho, o percentual de perda de capacidade de armazenamento em relação ao uso de todos os discos sem a tecnologia RAID é de

Alternativas
Comentários
  •  O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.

    Na questão temos 5 discos iguais, cada um representando 20% da capacidade total de armazenagem. Como o equivalente a um dos discos será utilizado com informação de paridade, a resposta da questão é a letra "d". 

     

  • Existe uma fórmula para determinar o espaço realmente disponível para uso no RAID. Temos:

    Para o RAID 0: 1 = 100%

    Para o RAID 1: 1/n

    Para o RAID 5: 1 - 1/n

    Sendo assim, para 5 discos teremos:

    1-1/5 = 0.8 = 80% de espaço disponível para uso.

    Logo, o espaço perdido é de 20%.

     


     

  • d-

    RAID 5: a cada 5 hds, 1 é para paridade