SóProvas


ID
2117824
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Maria Lúcia Hares Fongaro e Ricardo Werner Sebastiani, as principais funções do roteiro de avaliação psicológica aplicado no hospital são:

Alternativas
Comentários
  • Letra D ver livro "E a psicologia entrou no hospital" de Agerami e outros.

  • CAPÍTULO I: Roteiro de Avaliação Psicológica aplicada ao Hospital Geral – Maria Lúcia Hares Fangaro; Ricardo Werner Sebastiani

    Neste primeiro capítulo, os autores trazem a proposta de um roteiro de exame e avaliação psicológica do paciente internado que, segundo os autores, está mais adequado à realidade da Psicologia Hospitalar, preocupando-se com a diferenciação do trabalho de avaliação realizado pelo psicologo hospitalar, no hospital geral, daquele desenvolvido num psicodiagnóstico tradicional.

    Destaca-se a característica de incompletude e de constante reestruturação da especialidade da Psicologia Hospitalar e que, por essa qualidade, novas contribuições são bem-vindas. Do roteiro, destacam-se as principais funções que têm o objetivo de trazer uma melhor leitura da condição de relação da pessoa com a doença e a internação: 1. Função Diagnóstica; 2. Função de Orientador de Foco; 3. Fornecimento de dados sobre a estrutura psicodinâmica da personalidade da pessoa; 4. Instrumento de avaliação continuada do processo evolutivo da relação do paciente com sua doença e tratamento; 5. História da Pessoa; 6. Possibilitar Diagnóstico Diferencial quanto a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos e 7. Estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico (limites x possibilidades). Essas funções avaliadas serão norteadoras do trabalho do psicólogo e da comunicação com a equipe, além da possibilidade do roteiro ter uma função terapêutica para o paciente, uma vez que, através da verbalização e reflexão, pode favorecer melhor elaboração e adapatação à condição de Ser ou Estar doente.

    Referência: https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Psicologia/E-a-psicologia-entrou-no-hospital-962092.html

     

  •  Do roteiro, destacam-se as principais funções que têm o objetivo de trazer uma melhor leitura da condição de relação da pessoa com a doença e a internação:

    1. Função Diagnóstica;

    2. Função de Orientador de Foco;

    3. Fornecimento de dados sobre a estrutura psicodinâmica da personalidade da pessoa;

    4. Instrumento de avaliação continuada do processo evolutivo da relação do paciente com sua doença e tratamento;

    5. História da Pessoa;

    6. Possibilitar Diagnóstico Diferencial quanto a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos e

    7. Estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico (limites x possibilidades).

    Essas funções avaliadas serão norteadoras do trabalho do psicólogo e da comunicação com a equipe, além da possibilidade do roteiro ter uma função terapêutica para o paciente, uma vez que, através da verbalização e reflexão, pode favorecer melhor elaboração e adaptação à condição de Ser ou Estar doente.