SóProvas


ID
2122426
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os incêndios são classificados de acordo com material combustível. Dessa forma, os incêndios que ocorrem em metais combustíveis, também denominados pirofóricos, como o magnésio, lítio, titânio, etc., são classificados como incêndios:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.

  • Gab: C

     

    Conforme a antiga NR 23, os incêndios são divididos, basicamente, em 4 (quatro) classes: A, B, C e D.

     

    Classe A de incêndio

    Os materiais deste tipo de classe de incêndio geralmente queimam de maneira rápida, em sua superfície e em profundidade também.

    Como exemplos de materiais que caracterizam um incêndio como classe A, podemos citar papel, papelão, tecido, madeira etc. Fogo, em uma lixeira, é um exemplo deste tipo de incêndio.
     

    Classe B de incêndio
    Uma característica deste tipo de incêndio é que o material inflamável não vai deixar resíduos, ele irá queimar somente na superfície, e não em profundidade.

    Exemplos de substâncias que fazem um incêndio ser do tipo B são os gases e líquidos altamente inflamáveis, como álcool, diesel, gasolina, querosene, GLP (gás liquefeito de petróleo) etc.
     

    Classe C de incêndio

    Os incêndios do tipo classe C são os mais fáceis de serem identificados, pois são os que estão relacionados com a eletricidade.

    É nesse tipo de incêndio, onde passa corrente elétrica, que devemos evitar o uso de água. A primeira coisa a ser feita é cessar a energia elétrica do local do incêndio.
    Ao ser feito isso, o material continuará pegando fogo, caracterizando um incêndio do tipo A.

    Exemplos de materiais que originam fogo da classe C são as instalações elétricas, como fios que estão sendo sobrecarregados, geralmente em instalações clandestinas (os famosos 'gatos'). Ainda como exemplos, podemos citar tomadas, fontes, transformadores, quadros de distribuição, motores etc.
     

    Classe D de incêndio

    Os elementos que classificam um incêndio como classe D também são bem fáceis de serem identificados, pois todos eles são pirofosfóricos (popularmente conhecidos como fogos de artifícios), que assim como os incêndios de classe C, não devem ser apagados com água.

    Quando substâncias pirofosfóricas (que são do tipo metal combustível) queimam em altas temperaturas (fogos de artifícios explodindo) produzem uma chamam bem característica, um azul-esbranquiçado.

    Exemplos de metais pirofosfóricos são o magnésio, sódio, alumínio, tungstênio etc.

     

    Classe K
    Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas. Os agentes extintores da classe K controlam rapidamente o fogo, formando uma camada protetora na superfície em chamas. Possuem efeito de resfriamento por vapor d'água e de inertização resultante da formação do vapor. Extinguem o fogo interrompendo a reação química de combustão.

  • a) Classe K. => Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

     b) Classe B. => Os gases e líquidos altamente inflamáveis, como álcool, diesel, gasolina, querosene, GLP (gás liquefeito de petróleo) etc.

     c) Classe D. => Quando substâncias pirofosfóricas,  são do tipo metal combustível ->. Exemplos de metais pirofosfóricos são o magnésio, sódio, alumínio, tungstênio etc

     d) Classe F. => Ainda não existe classificação neste nível

    GABARITO: C