SóProvas


ID
2122450
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dentre os objetivos da ergonomia, estão a promoção da diminuição e a prevenção dos fatores nocivos que comprometem a qualidade de vida e do trabalho, além de descobrir as causas que promovem esses problemas. Atualmente a ergonomia possui diferentes ramos de atuação, que visam proporcionar melhores condições de trabalho, assegurando saúde, satisfação, segurança e eficiência no desempenho de atividades laborais. Dentre os ramos de atuação da ergonomia, o que se aplica a análise das características de anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica humana, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    Tipos de Ergonomia

    A associação internacional de ergonomia divide a ergonomia em três dominios de especialização:

     

    Ergonomia Fisica: diz respeito às caracteristicas Humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade fisica.

     

    Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, que afectam as interacções entre Humanos e outros elementos de um sistema.  

     

    Ergonomia Organizacional, ou macroergonomia, relacionado com a optimização dos sistemas socio-técnicos, estrutura organizacional, politicas e processos.

     

     

    Seguem mais alguns conceitos sobre ergonomia:

     

    Ergonomia de correção: atua de maneira restrita e parcial, modificando elementos como iluminação, ruídos, dimensões e temperatura;

     

    Ergonomia de concepção: interfere no projeto do ambiente, promovendo uma melhor organização do trabalho, dos sistemas de produção, uso correto dos equipamentos e melhor postura dos funcionários;

     

    Ergonomia de conscientização: envolve a realização de palestras, treinamentos e cursos responsáveis por educar colaboradores sobre os hábitos e métodos de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde — como má postura, uso inadequado de equipamentos e trabalho em excesso;

     

    Ergonomia participativa: visa a criação de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE), que trabalha em prol da conscientização e viabilização de um projeto ergonomicamente correto e saudável.

  • Obrigado Mateus Coelho, pelos seus comentarios, são de suma importância para o apredizado!

    Valeu mesmo.