SóProvas


ID
2124133
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2014, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi introduzida no calendário nacional de vacinação do SUS. A vacinação será feita em três doses; a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose após 60 meses depois da primeira dose. Essa ação é importante para prevenção do câncer de colo do útero.
Sobre o HPV, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra A

  • Gab: A

    A - O papilomavírus humano pode provocar uma doença conhecida como condiloma acuminado. O contágio ocorre pela via sexual, incluindo o contato genita-genital, oral genital e também manual genital.

    B - O vírus HPV é capaz de provocar uma doença sexualmente transmissível conhecida como linfogranuloma venéreo. A infecção gera uma infecção crônica que atinge os genitais e os linfonodos da virilha. Linfogranuloma venéreo é causado por uma bactéria, Chlamydia tracomantis . É conhecida como clamidíase.

    C - O cancro mole, doença transmitida sexualmente pelo vírus HPV, apresenta diversas formas e algumas dessas variedades têm sido relacionadas ao desenvolvimento de grande parte dos casos de câncer de colo de útero, no Brasil e no mundo. Cancro mole é causada por uma bactéria, a Haemophilus ducrey

    D - A blenorragia é uma doença sexualmente transmitida pelo vírus HPV. Trata-se de uma infecção da uretra que pode comprometer outras vias genitais como o útero. Entre os sintomas está a produção de secreção purulenta conhecida popularmente como crista-degalo. Blenorragia é a gonorréia, causada por uma bactéria.

    E - Entre os principais sintomas da infecção por HPV, está a presença de corrimento amarelo e purulento que sai pelo canal urinário. A doença também é distinta pelo aparecimento de uma lesão, conhecida como cancro duro, caracterizada pela forma de úlcera na parte externa da genitália. Cancro duro é a sífilis, causada por uma bactéria.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.