SóProvas


ID
2124154
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal em que ambos os pais são do grupo sanguíneo “O” tiveram um filho que pertence ao grupo sanguíneo “A”. Nesse caso, um dos pais é um indivíduo falso “O” devido a um fenômeno conhecido também como efeito Bombaim. Sobre esse fenômeno de origem genética assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra E

  • Bombaim / Falso "O"

    Muito raramente, indivíduos carregando mutações homozigóticas (hh) no gene FUT1 (lócus H) produzem eritrócitos deficientes de antígeno O, nos quais não ocorre expressão dos antígenos A nem B, independentemente do genótipo ABO. As pessoas de fenótipo hh não produzem a enzima necessária para se colocar o antígeno O/H na superfície das hemácias.

    Desse modo, a sua ausência faz com que essas pessoas não apresentem quer o antígeno A, quer o B, nos seus glóbulos vermelhos, mesmo que possuam alelos referentes à síntese dessas substâncias.

    Os indivíduos com o fenótipo de Bombaim podem doar sangue para qualquer membro do sistema ABO (a não ser que outro fator sanguíneo, como o Rh, seja incompatível), mas não podem receber de nenhum membro do sistema ABO (cujo sangue contém sempre um ou mais antígenos A, B e H); somente recebem sangue de indivíduos com o fenótipo de Bombaim.

    Os testes costumeiros para o sistema ABO os apontam como integrantes do grupo O, porém incompatibilidades relacionadas a cruzamentos podem evidenciar o falso "O".

    O teste para detectar se uma pessoa é realmente “O” ou falso “O” é feito  aplicando-se  o  anticorpo  anti-H  em  uma  gota  de  sangue. Se houver aglutinação, o indivíduo é um “O” verdadeiro, ou seja, “ii”. è Se não ocorrer aglutinação, ele é falso “O”, podendo ser IAIA, IAi, IBIB, IBi ou IAIB.

     

    a) Indivíduos falsos “O” são normalmente identificados quando ocorrem fenômenos de incompatibilidade sanguínea inesperados. Nesses casos, indivíduos afetados pelo efeito Bombaim, que teoricamente poderiam doar sangue para indivíduos “A, B, AB ou O”, acabam provocando reações de aglutinição nos receptores, pois não pertencem realmente ao grupo “O”. ERRADA. Podem doar.

     b) Os indivíduos falsos “O” não podem ser identificados em processos usuais de tipagem sanguínea, pois seus sistemas imunológicos não são capazes de sintetizar as aglutininas anti-A ou anti-B. ERRADO. Sintetizam os anticorpos, mas não sintetizam os antígenos.

     c) A capacidade de produzir aglutinina “A” e “B” é afetada em indivíduos falsos “O”. Isso ocorre por influência de um alelo dominante em outro loco gênico. Assim, indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos, para esse gene, serão indivíduos falsos “O”. ERRADA. Indivíduos homozigotos recessivos para o gene H (hh) serão falsos O.

     d) Um indivíduo falso “O” que tiver um genótipo Iª Iª poderá receber sangue de indivíduos com fenótipo A, pois não será capaz de produzir aglutininas anti-A. ERRADA. Não poderá receber pois produz anticorpos anti-A, anti-B e anti-H.

     

  • e) Um indivíduo falso “O” é afetado por um gene localizado em outro par de cromossomos homólogos. Nesse caso, os indivíduos homozigotos recessivos para este loco gênico não são capazes de sintetizar antígenos “A” ou “B”.

  • A resposta da questão é a própria definição de falso O em que os indivíduos falso O podem doar sangue para qualquer um mas só podem receber de outro falso O.

  • Questao para selecionar candidato

  • greys anatomy salvando kkkkkkkkkk