SóProvas


ID
2124157
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O complexo golgiense é uma organela membranosa presente em praticamente todas as células eucariontes. Sobre sua estrutura, função e relação com outras organelas celulares, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) O complexo golgiense apresenta uma face cis ou formativa que recebe proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático granuloso. Após modificações as substâncias são liberadas em vesículas que se desprendem da face trans do complexo golgiense.
( ) Nas espermátides, células da linhagem germinativa masculina, o complexo golgiense origina a porção intermediária do espermatozoide. Essa região é rica em mitocôndrias e produz energia para o batimento da cauda do espermatozoide.
( ) A face trans do complexo golgiense corresponde ao sítio de saída de substâncias para o interior do retículo endoplasmático liso. Esse retículo transportará os produtos do complexo golgiense para outras regiões celulares.
( ) Um exemplo de substância processada no complexo golgiense é a insulina produzida em células beta do pâncreas. A insulina é acumulada em vesículas no interior da célula e liberada mediante estímulo.
( ) O complexo golgiense é responsável pela formação dos lisossomos. Essas estruturas apresentam, em seu interior, enzimas que desempenham a função principal de digestão intracelular.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • Lipídios são provenientes do Retículo endoplasmático rugoso/granuloso? pode isso Arnaldo?

  • É preciso lembrar que o REL nada mais é que o REG sem ribossomos.Portando, pode exporta lipídeos também.

    Não confundir função principal com função exclusiva...

  • Cada pilha de Golgi possui uma face cis e uma face trans. A face cis corresponde à face de entrada das vesículas provenientes do retículo com proteínas e lipídeos a serem processados, enquanto a face trans corresponde à face de saída das vesículas, com destino à superfície celular ou a outros compartimentos. Ambas as faces estão associadas a compartimentos compostos de uma rede de estruturas tubulares e de cisternas: a rede cis de Golgi (CGN, Cis Golgi Network) e a rede trans de Golgi (TGN, Trans Golgi Network). Entre essas redes há uma série de cisternas que compõem a pilha, sendo que cada uma tem uma composição enzimática diferente e, portanto, funções diferentes.