Declaração da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA e realizada na cidade de Tbilisi, considerando a harmonia e o consenso que nela prevaleceram, aprovam solenemente a seguinte Declaração: Nas últimas décadas, o homem, utilizando o poder de transformar o ambiente, modificou de maneira acelerada o equilíbrio da natureza. A conseqüência disso é que as espécies vivas ficam freqüentemente expostas a perigos às vezes irreversíveis.
O documento gerado, a Recomendação n° 2 diz:
Considerando que todas as pessoas deveriam gozar do direito à educação ambiental, a Conferência de Tbilisi decidiu serem as seguintes as finalidades, os objetivos e os princípios básicos da educação ambiental:
I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada.
CORRETA - a declaração de Tbilisi fala: princípio básico 3) da Recomendação 2) aplicar em enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada;
II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através de planejamento familiar.
ERRADA - quem cita sobre a redução do crescimento populacional foi o relatório encomendado pelo Clube de Roma ao MIT em 1968 e finalizado e publicado em 1972 na conferência de Estocolmo "Os limites dos crescimento". O documento traz relevantes dados produzidos por modelagem computacional sobre a capacidade de suporte do planeta ao estilo de vida consumista, e sugere fortemente a redução da taxa de natalidade, redução dos níveis de poluentes e a disseminação de soluções técnicas para resolução dos problemas ambientais.
III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. CORRETA - Recomendação nº 14) A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. Desta maneira, a formação técnica manifestará mais claramente as relações que existem entre as pessoas e seu meio social, físico e cultural, e despertará o desejo de melhorar o meio ambiente, influindo nos processos de tomada de decisão.
IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os ecossistemas naturais e os humanos. ERRADA - A declaração não cita enfoque reducionista.
Alternativa A