SóProvas


ID
2125156
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei n.° 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), em especial quanto às responsabilidade dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - ERRADA

     

    Lei 8.112/90

     

            Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

                  § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

     

     b) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

     

     c) Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 122, § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

     

     d) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

     

     e) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

           

  • Gabarito: A

     

     

    ComentáriosO enunciado da questão pede a alternativa ERRADA, ou seja, aquela que não confere com a lei.

     

     

    Alternativa A está ERRADA, pois no texto de Lei informa que a obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida - art. 122, §3.

     

     

     

    Alternativa B está CERTA. Pelo exercício irregular de suas atribuições, o servidor público poderá responder nas esferas civil, penal e administrativa - art. 121.

     

                   •   Basicamente, a esfera civil decorre da ocorrência de dano e consiste no respectivo ressarcimento;

     

                   •   A espera penal ocasiona a aplicação de sanções penais;

     

                   •   Por fim, a esfera administrativa decorre da prática dos ilícitos administrativos, previstos no Estatuto dos Servidores.

     

     

                  

    Alternativa C está CERTA.  A Lei 8.112 no seu art.122, § 2º, externa que: “Caso o dano seja causado contra a Administração, o servidor será diretamente contra ela responsabilizado. No entanto, se o dano ocorrer contra terceiros, o servidor responderá perante a Fazenda Pública por meio de ação regressiva.

     

     

     

     

    Alternativa D está CERTA, justamente por possuírem fundamentos diversos, a regra é que cada uma dessas instâncias seja independente. Logo, um mesmo servidor público poderá ser condenado simultaneamente:

     

                   •   A ressarcir o dano (esfera civil);

     

                   •   Sofrer a pena de demissão (esfera administrativa); e ainda

     

                   •   Ser condenado à prisão (esfera penal).

     

     

    É possível, sob outra perspectiva, que um servidor seja condenado civil e administrativamente, todavia absolvido no processo penal. Logo, existem várias combinações possíveis. Porém, vale saber que a regra da independência das instâncias possui algumas exceções.

     

     

     

    Alternativa E está CERTA. Informa expressamente o art. 126 da Lei 8.112/1990 que a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    Isso ocorre em razão de que a apuração penal é muito mais grave, exigindo um aprofundamento nas provas bem maior do que se exige nas demais esferas. Desse modo, caso ao final do processo penal restar comprovado que o fato não existiu ou então que o servidor não é o autor da conduta investigada, não há porque condená-lo nas demais esferas.

  • LETRA A INCORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 122     § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

  • Gabarito A

    Ate ovalor da herança

  • Vc erra por não ler a questão e ir direta na certa... Trágico#
  •  a) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor público e contra eles será executada, podendo ultrapassar o valor da herança recebida. 

     

    § 3o A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

  • Não pode ultrapassar o valor da herança

     

    Nem na lei 8112, nem na lei 8429 (improbidade administrativa)

  • ...até o limite da herança recebida

  • Quando você faz um número excessivo de questões sua mente fica cansada e você começa a errar questões fáceis por meros detalhes.

    Fiquem ligados sempre no comando.


    GABARITO LETRA A

  • GABARITO: LETRA A

    Das Responsabilidades

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Questão trata das responsabilidades dos servidores públicos no contexto da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). Examinemos cada alternativa, à procura da única incorreta:

    Alternativa “a” incorreta. Ao contrário do aqui afirmado, o art. 122, §3º, da Lei 8.112/1990, determina “até o limite do valor da herança recebida”, in verbis: “§3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida”.

    Alternativa “b” correta. A teor do art. 121 do referido Estatuto Federal: “Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições”.

    Alternativa “c” correta. É comum o uso da expressão ação regressiva para nominar a ação a ser movida pelo Estado contra seu agente, consoante o art. 122, §2º, da Lei 8.112/90: “§2º Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva”.

    Alternativa “d” correta. O art. 125, da Lei 8.112/90, determina que as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. Esse artigo trata do Princípio da independência entre as instâncias. José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 800) leciona que “Se as responsabilidades se acumulam, a consequência natural será a da acumulabilidade das sanções, visto que para cada tipo de responsabilidade é atribuída uma espécie de sanção”.

    Alternativa “e” correta. Sendo transcrição ipsis litteris do art. 126 da Lei 8.112/90: “Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria”.

    GABARITO: A.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 800.