-
CERTO
"Cuidado para não acharem que o item disse que o RH garante, efetivamente, o equilíbrio. O item não disse isso. Ele informou-nos apenas que cabe à ARH garantir isso. E afirmar isso está correto. E o item nos remete, ainda, à teoria da equidade, que é quando há uma comparação feita pelo funcionário entre o seu desempenho e as recompensas recebidas. Obviamente que, uma percepção negativa, poderá sim funcionar como antecedente de conflito." Professora Cristiana Duran
-
Resp.: Certa
Comentário:
Aqui a banca aponta uma das missões da área de recursos humanos, qual seja, buscar o equilíbrio nas relações entre os funcionários e a organização, o que
engloba a gestão de conflito entre essas partes, ora, se o funcionário entender que não é adequadamente recompensado, de acordo com se esforço, haverá
um conflito, que pode chegar ao embate funcionárioXorganização, ou mesmo fazer que passe a se poupar, pois acredita que esta além do que a empresa merece estamos diante da teoria da Equidade, efetivamente, cabe a área de recursos humanos buscar tal equilíbrio.
-
"Sabemos que cada ser humano tem uma história, uma experiência de vida, uma personalidade e interesses/objetivos próprios. A diferença produzida na peculiaridade de cada um é que gera os conflitos, já que os objetivos podem ser conflitantes. Assim, podemos dizer que os conflitos são inevitáveis. Caracterizando-se como uma divergência, uma dissonância ou um antagonismo, o conflito é o oposto da cooperação.
Com relação à questão, de fato, esse é um dos grandes objetivos da área de recursos humanos: equilibrar os interesses, alinhar os objetivos. Um ponto importante é que a banca não falou que a área garante isso, mas que cabe a ela garantir (a área tenta fazer isso). Garantia de que isso vá ocorrer, ninguém tem. O problema salarial é um dos mais comuns que a área deve enfrentar. As pessoas, de maneira geral, não acreditam que estão recebendo aquilo que merecem. Cabe à ARH gerenciar esses problemas, fazendo com que, mesmo que as pessoas tenham essa percepção, haja motivação para o trabalho".
Gabarito: C
Fonte: Prof. Vinício O. Ribeiro - Ponto dos Concursos
Bons estudos
-
Entao o termo correto não seria "buscar o equilíbrio"?
-
Nas organizações, cabe à área de recursos humanos garantir o equilíbrio nas relações entre os funcionários e a organização, e sua ação envolve o gerenciamento de potenciais conflitos, do que é exemplo a percepção negativa de funcionários que não são recompensados de forma compatível com o seu trabalho na organização.
Acreditei que quem GERENCIAVA POTENCIAIS CONFLITOS era o GERENTE e não a área de RH!
Alguém poderia me esclarecer essa dúvida? Obrigada!
-
garantir...desde de quando o RH garante alguma coisa??vooollltz
-
Se RH garantisse alguma coisa, todos os outros departamentos poderiam ser dispensados... Trabalhar só o presidente e o RH, dois contra o mundo =P
-
cespe e sua ezquizofrenia...
-
comentário do professor Carlos Xavier sobre a questão:
Trata-se de uma questão que pede que você tenha também uma visão mais genérica sobre a área de gestão de pessoas.
Note uma coisa: ela não diz que cabe exclusivamente à área de recursos humanos gerenciar conflitos.
Diz sim que cabe ao RH a gestão do equilíbrio organizacional (certo).
Diz ainda que sua ação “envolve” o gerenciamento de potenciais conflitos, e cita um exemplo.
Está certíssima a questão
-
O correto não seria dizer que a Gestão de Pessoas busca auxiliar, colaborar e contrinuir para o equilíbrio da relação entre as pessoas da organização?
-
Numa organização, não cabe à área de RH esta incumbência, mas a área é responsável por propor meios para que isto aconteça.
Pra mim não tem fundamento algum esta questão.
-
Cabe a petrobras abastecer os automoveis? pra mim cabe a bomba de combustivel do posto, pra cespe lógico que é a petrobras pq afinal o petroleo vem de onde.
-
CERTO
Confesso que no início não concordei com o gabarito, pois dá a entender que a área de gestão de pessoas atua sozinha, mas pesquisando a respeito, cheguei a uma conclusão: A questão trata de EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL. Olhando sob esse aspecto, realmente é função da área de gestão de pessoas garantir o equilíbrio, pois quando contribuições e recompensas não estão equiparadas, ocorre a desmotivação, a insatifação dos funcionários. Vejam:
"Um dos objetivos da área de gestão de pessoas é a manutenção do equilíbrio organizacional. O equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização. O equilíbrio organizacional está diretamente relacionado ao clima organizacional, uma vez que o seu desequilíbrio afeta o ambiente. O índice de satisfação e de motivação dos servidores pode aumentar ou diminuir de acordo com o nível de equilíbrio organizacional apresentado pela instituição."
FONTE: Gestão de pessoas, Andreia Ribas e Cassiano Salim.
-
Certo!
uma das funções da área de gestão de pessoas é justamente manter o equilíbrio organizacional.
se um funcionário trabalha pra cacete e consegue elevar o nível da organização, ele com certeza deve ser recompensado quantitativa e qualitativamente
-
Errei por causa do "Recursos Humanos".
-
De fato, cabe à área de recursos humanos garantir esse equilíbrio. Há uma diferença em caber garantir e, de fato, garantir. O problema salarial é um dos mais comuns que a área deve enfrentar. As pessoas, de maneira geral, não acreditam que estão recebendo o merecido. Portanto, cabe à ARH gerenciar esses problemas, fazendo com que, mesmo que as pessoas tenham essa percepção, haja motivação para o trabalho.
-
Concordo com a fávia, pra mim isso era função do gerente de linha e não do rh. Pelo menos é isso que diz no material do estratégia concurso. Ainda, de acordo com Chiavenato, gerir pessoas é uma responsabilidade de linha (gestor de linha) e uma função de staff (RH)