SóProvas


ID
2133304
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.
    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.
    Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.
    No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.
    O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.
    O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.
    O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.
Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, o verbo que pode ser corretamente flexionado no plural está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • A) Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. ( O verbo não poderá ser flexonado para o plural, pois o mesmo está concordando com o sujeito ( expectativa ) que está no singular.

    B) ... mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde... ( Como já foi dito, o sujeito está no singular ( Estudo ) e o verbo ( sugere ) deve também estar também no Singular.

    C) Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%... ( O verbo ( era ) está concordando com o sujeito ( chance ) ).

    D) A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor... ( Sujeito no singular, verbo no singular ).

    E) ) Sujeito possui coletivos partitivos (metade de, a maior parte, grande parte, maioria, etc.): O verbo fica no singular (concordância lógica) ou vai para o plural (concordância atrativa).

    GABARITO E

  • E

     

    Verbos partitivos > Concorda com o núcleo do sujeito ou com o termo mais próximo.

     

    Metade das pessoas ... vai

    ou

    Metade das pessoas .. vão

  • COLETIVO é diferente de PARTITIVO

     

    COLETIVO = O verbo concorda com o substantivo coletivo, ou seja, com o sujeito. (uma concordância só)

    PARTITIVO = O verbo pode concordar com o partitivo (concordância rígida) ou com o substantivo no plural, que funciona como adjunto (concordância atrativa). É o caso do gabarito E.

  • Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%... ( O verbo ( era ) está concordando com o sujeito ( chance ) ).

    Fiquem em dúvida dessa o verbo ser no predicativo do sujeito não pode concordar como o pedicativo "de 10%" também.

    Me ajudem aí.

     

  • Lucas Jesus, o verbo "ser" - "era", é o único V.L. impessoal, quando indica tempo em geral, que pode vir no plural para concordar com o predicativo do sujeito, caso este esteja no plural também. Ex.: "Sao três horas". Já o outros verbos impessoais ficam no singular, pois nao têm esta particularidade. Porém aqui o V.L. "ser" está como verbo pessoal, pois têm sujeito e sendo assim, concorda com ele.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos!!! ;)

  • PARTITIVO = O verbo pode concordar com o partitivo (concordância rígida) ou com o substantivo no plural, que funciona como adjunto (concordância atrativa). É o caso do gabarito E.

  • esse assunto é muito batido na FCC, gente!

     

    -> Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

     

    Por Exemplo:

    A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia.
    Metade dos candidatos não apresentou / apresentaram nenhuma proposta interessante.

     

    GABARITO ''E''

  • Cara, isso é complicado...

    A Isabel Vega comentou na aula de Concordância Vebal II que "METADE" é numeral, e por essa razão o verbo fica no singular, ou seja, concorda com o numeral!

     

    Alguém dê uma luz, por favor! A não ser que eu tenha ouvido errado!

  • Camila FocoForçaFé, obrigado pela comentário.

  • ... metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos...

     

    "Metade" = Termo partitivo

    "Das pessoas nascidas após o ano 2000" = Especificador

     

    Portanto, existindo uma expressão partitiva com um especificador, o verbo poderá concordar com ambos. Logo, a frase também poderia ficar da seguinte forma.

     

    ... metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos.

    ... metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vão viver mais de 100 anos.....

  • Alternativa e)

    Nas orações em que há expressões partitivas, como “a maioria”, “a minoria”, “grande parte de”, “mais da metade”,  acompanhada de um especificador no plural, O VERBO pode ser conjugado no singular ou no plural.
     

  • Caso de dupla concordância:

    Expressões partitivas + determinante (pode concordar com a expressão partitiva ou o determinante)

    Ex: A maioria das pessoas trabalham/trabalha de verdade.

     

    Obs: Cuidado em relação ao determinante, pois se ele estiver no SINGULAR não será caso de dupla concordância.

    Ex: A maioria do povo brasileiro trabalha(certo)/trabalham(errado) de verdade.

  • Lembre-se disso:

    FCC- PROVA DE TRIBUNAL - CONCORDÂNCIA VERBAL - só cai expressões partitivas.

    1) Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

    Por Exemplo:

    A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia.
    Metade dos candidatos não apresentou / apresentaram nenhuma proposta interessante.

     

    Esse mesmo procedimento pode se aplicar aos casos dos coletivos, quando especificados:

    Por Exemplo:

    Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento.

     

     

    FONTE: só portugues

    GABARITO ''E''

  • 2017

    Em “A maioria dos alunos que chegam à escola pública é oriunda precisamente desses grupos socioeconômicos” (l. 17 e 18), a forma verbal “chegam” poderia ser corretamente flexionada no singular. Nesse caso, o pronome “que” retomaria o núcleo do sujeito da oração principal.

    Certa

     

    2013

     

    ....A maioria das residência possui....

     

    A forma verbal “possui" (R.8) poderia ser flexionada no plural sem prejuízo para a correção gramatical do período.

    certa

     

  • Explicação da questão pessoal https://www.youtube.com/watch?v=I3nOpx07nm8
  • Um clichê da FCC. Então, gravemos: A concordância em orações em que há expressões partitivas aceita tanto o plural como o singular.

  • Podem ocorrer duas concordância: a tratativa ou núcleo do sujeito.

     

    ... metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos... (núcleo do sujeito)
    ... metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vão viver mais de 100 anos... (atrativa)