SóProvas


ID
2133607
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Considerando as estruturas linguísticas apresentadas nos trechos a seguir selecionados, assinale o comentário referente em que há correção.

Alternativas
Comentários
  • A) PRONOME APASSIVADOR-  SUJEITO É OS GAROTOS

    B) CORRETA. “Segue-se um ciclo ..." seguem-se UNS CICLOS"

    C) "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias" EXPRESSÃO FRACIONÁRIA"  deve concordar ou com DOIS TERÇOS OU DOS JOVENS mas como ambos estão no plural, SÓ PODE FICAR NO PLURAL

    D) ."A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas".... (QUEM É Q SE DESDOBRAM? A MÃE E A VÓ (sujeito composto) verbo concorda com o suj MÃE E VÓ

     

  • A) ERRADA. Sujeito indeterminado o verbo ficará na 3a pessoa do singular. No caso em questão o sujeito é "Os garotos".

    B)CORRETA. Seguem-se uns ciclos.

    C) ERRADA. “Dois” e “Jovens” estão no plural, então o verbo só pode estar no plural.

    D) ERRADA. "Desdobram-se" concorda com a "mãe e a avó"

  • dica:

    transforma-se para a voz passiva: uns ciclos são seguidos

  • errei de novo T-T

  • Acertei, mas não concordei com a maneira que a banca cobrou a questão.
    Ela diz: '“ciclo” sofresse variação quanto ao número..."'
    Acredito que ela deveria ter colocado "uns ciclos" já que "um" é um adjuntou e também deve sofrer variação, ou, a banca examidadora deveria ter colocado uma expressão do tipo: "com as devidas correções gramaticais.

    Enfim....fazer o que...

  • o cara dessa banca é péssimo com enunciados!

  • Galera o que torna a letra C errada não é o fato de a expressão 2/3 ficar sempre no plural, pois, é exatamente o contrário (é um núcleo partitivo podendo ficar tanto no plural quanto no singular). O erro está em dizer que a forma verbal fazem é estabelecida com o número fracionário (2/3), pois, na realidade, ela concorda com a palavra infratores. 

    Espero ter ajudado! 

  • Perco mais tempo tentando entender o enunciado do que fazendo a questão...

  • Errei por sentir falta do termo: com as devidas correções gramaticais. Uma vez que não cita o termo UM que tbm deverá ser corrigido.

     

    AVANTE QUE A BATALHA É GRANDE.

  • Letra B, mas deveria ser anulada por se tratar de um  objeto direto, o complemento vai ao plural: uns ciclos, a banca esqueceu do adjunto adnominal.

  • Questao mal formulada, mas da para achar o gabarito.

    Gabarito correto letra B.

    Caso a forma verbal destacada " Ciclo" sofresse variacao de numero teriamos " CICLOS". A chave para matar a questao e identificar que este SE que acompanha o verbo SEGUIR e um pronome apassivador,ou seja, uma PA, logo, o sujeito sempre concordara com o verbo. 

  • a) A indeterminação do sujeito ocorre em “Ajudam a engrossar [...]” (2º§) estando o verbo na terceira pessoa do plural.

     

                ERRADO. Percebam: "Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes,(...)" O verbo na 3° pessoa do plural só será característica de indeterminação do sujeito quando não houver sujeito expresso na oração, o que não ocorre na questão, como podem perceber.

     

    b) Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     

              CORRETO. "segue-se" é VTD, portanto, o "se" é particula apassivadora, e tudo que vem depois é sujeito. Se "ciclo" passar para o plural, obviamente, o verbo terá que flexionar também para concordar. Isso não aconteceria se o verbo exposto fosse transitivo indireto ou intransitivo, uma vez que o pronome "se" seria um índice de indeterminação do sujeito, que obrigatoriamente teria que ficar no singular.

     

    c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

     

                 ERRADO.  "(...)dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias(...)"  O verbo FAZER pode concordar tanto com "dois terços" como com "dos jovens infratores", porém, ambos estão no plural, então não importa. Portanto, o verbo deverá estar, obrigatoriamente, no plural, jamais no singular.

     

    d) A forma verbal destacada em “[...] desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos [...]” (4º§) estabelece concordância corretamente com a expressão “família brasileira” por se tratar de expressão indicativa de aspecto coletivo. 

     

                  ERRADO. O verbo "desdobram-se" é INTRANSITIVO, portanto, o pronome "se" é índice de indeterminação do sujeito. Sabemos que quando o "se" é índice de indeterminação, o verbo deve permancer sempre na 3° pessoa do singular.

  • E esse enunciado? Só jesus!! 

    Quando fala "em que há correção" o quer você entende? Que o que está escrito na assertiva precisa ser corrigido.. 

    Banca esquisita, eu hein!

  • Também pensei a mesma coisa Aline, mas como tinha percebido, pelo menos, 2 erros claros imaginei que queriam a correta. De qualquer forma, esse enunciado é, no mínimo, duvidoso e feito justamente para o candidato tropeçar.

  •  ADMITE VOZ PASSIVA : VERBO TRANSITIVO DIRETO, DIRETO E INDIRETO.

     

     

     

    OBS:   PARTÍCULA APASSIVADORA (PA)

     

    SÓ ADMITEM       VTD            ( O QUÊ)

     

       VTDI           ( QUEM )

     

     

           NÃO ADMITE A TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    1-    VERBO DE LIGAÇÃO:

     

    -         É

    -       ESTÁ

    -       PARECER

    -       FICAR

    -       ANDAR

    -       CONTINUAR

    -       PERMANECER

    -       TORNA-SE

     

    2-    VERBO HAVER =  EXISTIR        no sentido de existir

     

     

     

     

    Verbos que NÃO admitem voz passiva: VERBOS INTRANSITIVOS, DE LIGAÇÃO E TRANSITIVOS INDIRETOS.

     VERBOS QUE ADMITEM VOZ PASSIVA: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (V.G. PULVERIZAR) OU VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

     

     

     

     

     

    NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar ...      

     

    VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...      

     

    VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

    VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS:      NECESSITA,  corresponder (exceto OBEDECER   DESOBEDECER).   

     

      CHEGAR: VTI (EXIGE A PROPOSIÇÃO A)

     

     

    IDENTIFICAR OS VERBOS: 

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU A ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

              -       VTD            O QUÊ  = ALGUÉM ou ALGUMA COISA =      Q729768  Q711200

     

      SEM o "A" alguém

     

                                              QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

                             

    -         VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

     

    -     VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar

     

     

    -        VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

     

     

     

     

     

    OBJETO DIRETO  PREPOSICIONADO      

     

                                                                           QUEM AMA, AMA A DEUS

                                                                           QUEM AMA, AMA AO PRÓXIMO

                                                                            QUEM CULAPA, CULPA ALGÉM

     

                       

     

  • Boa tarde,

     

    Essa banca é foda, olha esse enunciado...lamentável

     

    A proposta de alteração é a seguinte: "Seguem-se uns ciclos" o verbo "seguir" é transitivo direto, quem segue, segue algo. Logo, temos aqui um sujeito e não um objeto direto, característica das frases que contém uma partícula apassivadora, vale ressaltar que possui transitividade para a voz passiva analítica, e o verbo concordará com o sujeito 

     

    Uns ciclos, que não parecem ter fim, são seguidos

     

    Bons estudos

  • Aveee...para quem está acostumado com FCC e CESPE, como eu, deve estar adorando essa banca.
    Dá pra acertar, mas levando sempre em consideração a menos errada, SEMPRE.

  •  c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

    dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa

    ERRADO

    O verbo poderia ficar no plural mais concordando, neste caso, com o nucleo do adjunto ( jovens ). 

     

    Não desista!!!

  • Errei porque não entendi o enunciado! :(

  • Nossa, tudo é culpa da banca agora, tudo bem que ela falha em alguns aspectos, mas dá para compreender plenamente o que se pede! 

    Quanto ao significado da palavra CORRECAO:                   !!!!!!!!!!!!!!!!!( assinale o comentário referente em que há correção.)!!!!!!!!!!!!!1

     

    substantivo feminino;

    -qualidade, atributo do que é correto.

     

    E quanto a questao:

    Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     Ela só está dizendo, caso essa palavra (ciclo) fosse para o plural, a forma verbal ``segue`` deveria acompanhar a variacao também?

    Como sabemos verbo segue é VTD, e a particula apassivadora ``se`` assinala o sujeito em seguida cujo núcleo é ``CICLO``, portanto variacao de número no núcleo gera variacao no respectivo verbo. por isso é desnecessario incluir o artigo indefinido UM, fica subtendido que este variará também. é simples.

    Nao entendo aonde essas pessoas acham tanta dificuldade e metem o pau na banca! 

  • Parar de reclamar e fazer mais questões, pessoal. Essa expressão "assinalar [a alternativa] em que há correção", apesar de não ser tão comum, é usada em várias questões para simplesmente pedir a CORRETA. Se ele quisesse a errada, o comando poderia ser "onde há INCORREÇÃO".

    Avante e sucesso.