SóProvas


ID
214198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual nível de RAID garante pelo menos a perda de um disco e afeta menos a performance dos sistemas?

Alternativas
Comentários
  •  RAID 0 NÃO garante a perda de nenhum disco.

    RAID 1 garante a perda de um disco, na verdade garante a perda de metade dos discos, desde que não perca o disco espelhado e seu original. Não tem perda de desempenho com a perda do disco.

    RAID 4 garante a perda de um disco, mas tem perda de desempenho superior ao do RAID 1 por ter que calcular os dados de paridade.

    RAID 5 garante a perda de um disco, mas tem perda de desempenho superior ao do RAID 1 por ter que calcular os dados de paridade. O RAID 5 é mais rápido que o RAID 4 pois seus dados de paridade são espalhados pelos discos enquanto no RAID 4 os dados de paridade ficam todos em um único disco.

    RAID 6 garante a perda de até dois discos, mas tem perda de desempenho superior ao do RAID 1 por ter que calcular dados de paridade. Ele é mais lento que o RAID 5 pois tem que calcular o dobro de dados de paridade.

     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

  • O Raid 1 garante isso, porque no RAID 1 vc possui a cópia de todo o disco em um outro disco (Espelhamento). Então quando o primeiro disco é perdido, o segundo disco (Espelhado) já entra em funcionamento, sem alteração de performace.

    Nos outros RAID (2,3,4,5) é necessário utilizar a paridade para recuperar a informação, isso afeta a performance do sistema.
  • Só corrigindo o comentário acima, RAID 2 não utiliza o conceito de paridade. Ele utiliza conceito de código de correção de erros (código Hamming). Os outros (RAID 4, 5 e 6) utilizam o conceito de paridade.
  • Tenho uma dúvida: O fato de "copiar tudo" para outro disco não afeta o desempenho do sistema? O nível 1 está relacionado apenas a tolerância a falhas?
  • Nos casos acima, o RAID1 é o que menos tem a performance onerada em caso de falha, como dita o enunciado. No RAID0 não há tolerância e o sistema irá dar "crash". No RAID4 depende de qual disco falha(se de paridade ou de dados). Nos RAID5 e 6, a paridade é flutuante, e no caso de falha de um dos discos, qualquer recuperação de dados implicará em cálculo de paridade para sua leitura.