SóProvas


ID
2143609
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre pavimentação e terraplanagem, é incorreto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Oficial: E

  • PAVIMENTO FLEXÍVEL


    REVESTIMENTO

    Desse modo, considerando as formas de construção, podemos dividir o revestimento asfáltico em dois grupos principais: revestimentos asfálticos por mistura, e revestimentos asfálticos por penetração.

    Revestimentos Asfálticos por Mistura: nesses revestimentos, o agregado é misturado ao ligante asfáltico antes da aplicação na pista, de modo que essa mistura pode ocorrer tanto em usinas fixas quanto na própria pista. E, além disso, essa mistura pode ser feita com ligantes asfálticos a frio (emulsão asfáltica) ou a quente (cimento asfáltico de petróleo). São três os revestimentos desse grupo:

    a) Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)

    Também chamado de concreto asfáltico (CA), o CBUQ é o mais nobre dos revestimentos flexíveis. Consiste na mistura, em usina, de cimento asfáltico de petróleo, agregados e eventuais aditivos.

    b) Pré-misturado a Quente

    É também uma mistura realizada em usina, envolvendo material asfáltico e agregados, porém, com exigências técnicas menos rigorosas em comparação com o CBUQ.

    c) Pré-misturado a Frio

    Consiste na mistura de agregado e material asfáltico frio (emulsões asfálticas), sem a necessidade de aquecimento, ou seja, à temperatura ambiente. É um produto menos nobre que o pré-misturado a quente e o concreto asfáltico.

    Revestimentos Asfálticos por Penetração: são revestimentos executados por meio de aplicações intercaladas de camadas de material asfáltico a frio e de agregados, na própria pista, sem mistura prévia. Esse tipo de revestimento é chamado de tratamento superficial, podendo ser simples, duplo ou triplo a depender do número de camadas de ligante betuminoso (geralmente a emulsão asfáltica) e de agregados. Destaca-se que esse tipo de revestimento somente é aplicado em rodovias de baixo tráfego de veículos, sendo seu uso, portanto, limitado, e, seu custo, reduzido.

    Os tratamentos superficiais não trazem resistência estrutural ao pavimento, por isso, suas principais funções se limitam a:

    ⤏resistir ao desgaste provocado pelo atrito dos pneus dos veículos;

    ⤏impermeabilizar as demais camadas do pavimento e proteger a infraestrutura da rodovia;

    ⤏proporcionar um revestimento flexível, capaz de acompanhar as deformações do pavimento.

    É importante destacar que dentro de uma mesma camada, o ligante asfáltico pode ser aplicado sob ou sobre os agregados. Daí tem-se a classificação de penetração direta ou penetração invertida para esses pavimentos.

  • AAUQ - Areia e Asfalto Usinado a Quente