SóProvas


ID
2144185
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NR 17, que trata de ergonomia, estabelece que não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança. Quanto ao emprego de força muscular no trabalhado (não considerando a remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros de mão ou quaisquer aparelhos mecânicos), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab: B

     

    O texto cita a NR 17, mas acaba cobrando o artigo 390 da CLT, que por sinal, não está dentro do capítulo V, titulo II. ( art. 154 ao 200 - DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO)

     

    Art. 390 - Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.

     

    Parágrafo único - Não está compreendida na determinação deste artigo a remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros de mão ou quaisquer aparelhos mecânicos.

  • Pra mim a questão esta muito mal elaborada, passível inclusive de ser anulada, quando cita a NR 17 não temos nada que se refere a quantidade de peso a mulher.

  • O Colega Mateus Coelho citou muito bem os artigos que embasam a resposta, porém o comando da questão é claro em citar a Norma Regulamentadora 17, para que esta questão tivesse uma resposta válida é deveria ter evocado a Lei 5.452/43 (Mais conhecida como CLT). Tive a curiosidade de verficar o que o edital deste referido concurso pedia e encotrei: 4. Legislação de segurança e saúde do trabalhador: leis, portarias, decretos e normas regulamentadoras.O que acaba dando base para negação do recurso.

    O não é o que o Mateus respondeu e sim no comando x alternativas que não tem fundamento na NR17. Mesmo assim solicitaria rescuso para anular a questão!

  • QUESTÃO ANULÁVEL.

  • Questão mal elaborada mesclou CLT com NR. Passível de anulação, levando em consideração que na NR 17 ela não trata que a mulher deve ter esse limite de 20 kg para trabalho continuo com emprego de força.