-
a) Bauman diz o que? Isso ..... o homens precisam e desejam o que? Isso (que seus...) --- função de objeto direto =>
orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
-
DIZER E DESEJAR -->VERBOS TD
a)Em “[...] Bauman diz (ISSO)que, nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam (ISSO)que seus vínculos sejam mais sólidos e reais.[...]”, os dois termos em destaque introduzem orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
GABA A
-
a) gabarito
b)oração subordinada adverbial temporal
c)oração subordinada adjetiva restritiva
d)oração coordenada sindética adversativa
e)oração subordinada adverbial final
-
a) Em “[...] Bauman diz que, nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam que seus vínculos sejam mais sólidos e reais.[...]”, os dois termos em destaque introduzem orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
-
GABARITO: ''A''
a) Em “[...] Bauman diz que (ISSO), nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam que (ISSO) seus vínculos sejam mais sólidos e reais.[...]”, os dois termos em destaque introduzem orações subordinadas substantivas objetivas diretas.CORRETO
b) Em “[...]Quando as manifestações vão para as ruas, elas chamam a atenção [...]”, a oração em destaque classifica-se como oração subordinada adverbial causal.ERRADO, é um ORAÇÃO SUBORDINADA AVERBIAL TEMPORAL.
c)Em “[...] Seriam as novas redes de relacionamento que (PRONOME RELATIVO) são formadas em espaços digitais que trazem a noção de aproximação [...]”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada substantiva completiva nominal.ERRADO, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.
d)Em “[...] Estamos em rede, mas (MAS,PORÉM, CONTUDO, TODAVIA...) isolados dentro de uma estrutura [...]”, a oração em destaque classifica-se como oração coordenada sindética alternativa. ERRADO, é uma ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA.
e) Em “[...] esperando que em uma rede sempre haja celulares disponíveis para enviar e receber mensagens de lealdade [...]”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva. ERRADO, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL.
REVISÃO
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar.
Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.
Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal - Exerce a função de complemento nominal. Exemplo: Temos necessidade de que nos apoiem.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas.
Oração Subordinada Substantiva Apositiva - Exerce a função de aposto. Exemplo: Desejo-te uma coisa: que tenhas muita sorte.
-
b) oração subordinada adverbial temporal;
c) oração subordinada adjetiva;
d) coordernada adversativa;
e) subordinada adverbial final.
-
A - LOGO, SUJEITOS NA 1º ORAÇÃO. SIMPLES!
-
Os dois "que" da assertiva "a" são conjunções integrantes que introduzem orações que completam o sentido de um VTD, ou seja, exercem a função sintática de objetos diretos, sendo, portanto, Orações Subordinadas Substantivas Objetivas Diretas;
b) Oração Subordinada Adverbial Temporal;
c) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva;
d) Oração Coordenada Adversativa;
e) Oração Subordinada Adverbial Final;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: A
-
GABARITO: A
-
A ) Em “[...] Bauman diz que, nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam que seus vínculos sejam mais sólidos e reais.[...]”, os dois termos em destaque introduzem orações subordinadas substantivas objetivas diretas.( QUE= ISTO, LOGO É UMA CONJUNÇÃO INTEGRANTE. 1) DIZ= VTD. 2) DESEJAM= VTD. 1) BAUMAN=SUJEITO 2) OS HOMENS= SUJEITO. SENDO UMA ORAÇÃO SUBORDINADA OBJETIVA DIRETA).
B) Em “[...]Quando as manifestações vão para as ruas, elas chamam a atenção [...]”, a oração em destaque classifica-se como oração subordinada adverbial causal.( QUANDO= OR. SUB. ADVERBIAL TEMPORAL).
C) Em “[...] Seriam as novas redes de relacionamento que são formadas em espaços digitais que trazem a noção de aproximação [...]”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada substantiva completiva nominal. (QUE= PRONOME RELATIVO. REFERENTE= NOVAS REDES DE RELACIONAMENTO. COMO NÃO ESTÁ ENTRE VÍRGULAS É UMA OR.SUB.ADJETIVA RESTRITIVA).
D) Em “[...] Estamos em rede, mas isolados dentro de uma estrutura [...]”, a oração em destaque classifica-se como oração coordenada sindética alternativa. ( ,MAS = OR.COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA)
E) Em “[...] esperando que em uma rede sempre haja celulares disponíveis para enviar e receber mensagens de lealdade [...]”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva. ( PARA+INFINITIVO= OR.SUB.ADVERBIAL FINAL
RESPOSTA: LETRA A
-
Oração subordinada substantiva Objetiva Direta = exerce função de objeto direto do verbo da oração principal
Todos querem sua aprovação no concurso.
Oração............ Objeto direto
Principal
Todos querem que você seja aprovado. (Todos querem isso)
Oração............ oração subordinada substantiva objetiva direta
Principal
As orações subordinadas substantivas objetivas diretas (desenvolvidas) são iniciadas por:
- Conjunções integrantes "que" (às vezes elíptica) e "se":
A professora verificou se os alunos estavam presentes.
- Pronomes indefinidos que, quem, qual, quanto (às vezes regidos de preposição), nas interrogações indiretas:
O pessoal queria saber quem era o dono do carro importado.
- Advérbios como, quando, onde, por que, quão (às vezes regidos de preposição), nas interrogações indiretas:
Eu não sei por que ela fez isso.