SóProvas


ID
2156842
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    ------------------------

    A oração reduzida de gerúndio indica condição: Se o cientista provocar um dano no cérebro de um rato, ele deixará de produzir vocalizações ultrassônicas.

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2782

  • ao trocar o "acontecendo de" por "se" ou "caso", nota-se que é uma conjunção condicional.

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/v36O7e7oAus

  • ''Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria.''. Logo, precisa acontecer algo pra surgir essa consequência e uma consequência é sempre causa(condição); nesse caso o ''dano em um local específico''

  • Gabarito C

    "Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria."

    Se o cientista provocar dano em um local específico no cérebro (condição), então o rato deixa de fazer essa vocalização (consequência).

  • Letra D pode confundir. O comando pede a relação da frase com a sua oração seguinte. Essa relação é de condição, como explicado pelos colegas aqui.

    Porém,

    Se fosse a oração seguinte em relação a essa frase anterior (inverso do que é pedido), aí sim seria relação de consequência

    Na maioria das vezes a relação de condição é acompanhada de uma relação de consequência

    Volte, leia devagar, então perceberá isso

    Prossigamos avante !!!