SóProvas


ID
2160904
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Certamente porque não é fácil compreender certas questões, as pessoas tendem a aceitar algumas afirmações como verdades indiscutíveis. É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. Pô-las em questão equivale a tirar o chão de sob nossos pés.

    Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque, dando lugar a um novo modo de lidar com as certezas e os valores.

    Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável, dando-se início a uma nova época da sociedade humana. Introduziu-se o conceito não só de evolução como de revolução.

    A certa altura desse processo, os defensores das mudanças acreditavam-se senhores de novas verdades, mais consistentes porque eram fundadas no conhecimento objetivo das leis que governam o mundo material e social.

    Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. Basta dizer que, até começos do século XX, ignorava-se a existência de microrganismos − como vírus e bactérias −, o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.

    Esses fatos − que são apenas uns poucos exemplos do que tem ocorrido − tornam indiscutível a tese de que a mudança é inerente à realidade tanto material quanto espiritual, e que, portanto, o conceito de imutabilidade é destituído de fundamento.

(Adaptado de Ferreira Gullar. Folha de S.Paulo, Ilustrada, 06/05/2012) 

Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado.

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em: 

Alternativas
Comentários
  • Gab B 

    a- Pres Ind

    b- Pret Imp Ind

    c- Pret perf ind

    d- Pres sub

    e- pret Ind

  • VA - IA - NHA, já ERA

    ela cantaVA

    ela IA

    ela tiNHA

    ela ERA

     

    Tente colocar "naquela época" na frente da frase e vê se fica com sentido de "costume". Dá certo =)

     

  • FI-XA-ÇÃO por pretério imperfeito rs